VOLTAR

História diz que todo dia é dia de índio em Niterói

O Fluminense (Niterói - RJ)
19 de Abr de 1990

Com o tema "Niterói: Terra de índio" a Secretaria Municipal de Cultura traz à discussão a relevância da participação indígena na história da cidade, que tem a figura do índio Araribóia como um dos fundadores da cidade. O índio Tamoio dá nome a uma Praça na cidade (Praça Araribóia), assim como uma série de lugares e bairros da cidade carregam em seus nomes palavras de origem tupi=guarani. A programação do evento promovido pela Secretaria de Cultura contará com uma mesa-redonda e com a exibição do filme "Como Era Gostoso meu Francês". se dará na Universidade Federal Fluminense.
A Funai, junto ao Museu do Índio, lança campanha titulada "S.O.S Dia do Índio", onde haverá um especial enfoque nos Avá-Canoeiro, que enfrentam atualmente a Usina Hidrelétrica de Serra Mes.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.