VOLTAR

Hidrelétrica Barra Grande vai operar

GM, Energia e Saneamento, p.C4
08 de Jul de 2005

Hidrelétrica Barra Grande vai operar

A hidrelétrica Barra Grande, construída no rio Pelotas, entre os municípios de Esmeralda (RS) e Anita Garibaldi (SC), começou a encher o reservatório, após receber licença de operação do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A inauguração da primeira unidade da usina está prevista para outubro deste ano e as outras duas devem entrar em operação em janeiro e abril de 2006. O investimento total no empreendimento será de cerca de US$ 509 milhões.Barra Grande, com capacidade de 690 megawatts (MW) e uma barragem de 180 metros de altura, é a maior usina hidrelétrica em construção hoje no Brasil. O lago que será formado pela usina, vai inundar 93 quilômetros quadrados de áreas de Mata Atlântica nos municípios catarinenses de Anita Garibaldi, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Capão Alto e Lages e nas cidades gaúchas de Pinhal da Serra, Esmeralda, Vacaria e Bom Jesus.
Entre as medidas adotadas para compensar os danos ambientais, será doada ao governo federal uma reserva de 5,7 mil hectares de araucárias nativas na região de fronteira entre os dois estados que será transformada em reserva. Pelo acordo, firmado com o Comitê de Gestão Integrada de Empreendimentos de Geração do Setor Elétrico os custos com a compra da área e sua manutenção ficarão a cargo das empresas Alcoa, Votorantim, Camargo Corrêa, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Departamento Metropolitano de Eletricidade (DME) e da CPFL, acionistas da hidrelétrica.

GM, 08-10/07/2005, p. C4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.