VOLTAR

Hepatite A atinge 87% dos índios do Vale Javari no Amazonas

Portal Amazônia - portalamazonia.globo.com
26 de Ago de 2008

MANAUS - O vírus da Hepatite A já atingiu cerca de 87% da população indígena do Vale do Javari, em Ataiaia de Norte, (1.138 quilômetros a oeste de Manaus), de acordo com o resultado do último inquérito sorológico de hepatites virais realizado na região. O dado, que corresponde a um total de 2.334 casos, foi divulgado pelo presidente do Conselho Distrital do Vale do Javari, Jorge Marubo. Segundo o estudo, 98% dos indígenas com mais de 40 anos estão contaminados e 41% das crianças são contaminadas antes mesmo de completarem um ano de idade. A informação é do Jornal Diário do Amazonas de hoje (26).

Das 50 comunidades existentes no Vale do Javari, uma das mais atingidas pelo vírus é a comunidade de Jaquirana, com 92,6% dos indígenas infectados. De acordo com Jorge Marubo, a falta de políticas de prevenção à contaminação foi a principal causa dos altos índices de índios doentes.

- Deveria ser implantado um centro de saúde em cada uma das comunidades. A vacinação tinha que ser aplicada no primeiro ano da criança. Se o descaso continuar nesse ritmo, em menos de 30 anos todas as etnias do Vale do Javari serão extintas -, assegurou.

O inquérito mostrou ainda que quase a metade da população indígena (48,7%) está contaminada também com a Hepatite Delta, a forma mais violenta da doença. "Existe hoje muita falta de organização em relação à gerência da saúde indígena na região. Se isso não mudar imediatamente, os danos serão catastróficos", explicou Jorge.

Fragilidade

O presidente da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Jecinaldo Cabral, disse que a entidade já cobrou atitudes mais efetivas até do Ministério da Saúde (MS). "A situação ali é muito séria e é reflexo da fragilidade da Funasa (Fundação Nacional da Saúde)", disse.

O coordenador regional da Funasa, Narciso Cardoso, disse que esse percentual apresentado de indígenas contaminados com hepatite é infundado. "Os indígenas apresentam esses dados, mas não têm nenhum tipo de conhecimento para falar a respeito". De acordo com Narciso, nas próximas semanas a Fundação vai apresentar os dados mais recentes a respeito do número de casos de hepatite no Javari.

O presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Márcio Meire, disse que a Fundação vai cobrar maior atuação da Funasa na região. "Já tivemos muitas audiências públicas a respeito. Vamos fiscalizar de maneira mais efetiva o trabalho da Funasa com esses indígenas".

A região do Vale do Javari conta com 50 comunidades, habitadas por índios de oito etnias.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.