VOLTAR

Hélio: desarmamento é promessa antiga

O Liberal, Belém - PA
19 de Dez de 1990

O superintendente regional da Funai, Dinarte Nobre de Madeiro, confirmou que é tensa a situação entre índios kayapó e fazendeiros, no sul do Pará, e que pode haver conflito armado, segundo relatório da Polícia Federal enviado ao Ministro Jarbas Passarinho. Mas afirmou também que a situação é antiga, já tendo sido relatada diversas vezes às autoridades federais sem que providências fossem tomadas. Dinarte Madeiro acrescentou que o que se faz é "transformar os índios em bandidos" quando, na verdade, são "vítimas da ganância do homem branco".
No relatório, a Polícia Federal recomenda uma operação de desarmamento na área, mas segundo o governador Hélio Gueiros, essa é uma promessa antiga da polícia e o governo já teve que agir sozinho quanto a isso.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.