VOLTAR

Helicóptero auxilia no combate a incêndios em reserva de Xapuri

Agência de Notícias/AC - www.agencia.ac.gov.br
Autor: Leane Gomes Teles
04 de Out de 2010

Neste último sábado, 2, o Helicóptero Harpia 01, do Governo do Estado, foi acionado para apoiar o Corpo de Bombeiros Militar em mais uma missão de combate aos focos de incêndios florestais registrados no interior. Dessa vez, o incêndio ocorreu em área de preservação ambiental da Reserva Extrativista Chico Mendes, localizado no município Xapuri, onde o difícil acesso e a grande quantidade de focos, além do efetivo empregado, acabaram por exigir a presença da aeronave no local.

O fogo já se alastrava havia alguns dias e consumiu lentamente a vegetação já impactada pela ação e presença humana, porém, graças à atuação rápida e precisa do Helicóptero e da equipe do Corpo de Bombeiros, o incêndio não se alastrou pela Reserva.

Na opinião dos Bombeiros que atuaram diretamente no combate às chamas, o helicóptero tem um papel preponderante nesse tipo de ocorrência, pois sem a ajuda da aeronave seria difícil conseguir chegar a tempo de conter o fogo ocorrido naquela área, pois a reserva fica em um local de difícil acesso.

Após a conclusão dos trabalhos realizados pela equipe em solo do Corpo de Bombeiros, o Harpia 01 realizou o traslado da guarnição terrestre e o transporte de equipamentos e materiais utilizados na atividade.

Foram empenhados em solo 28 militares do CBMAC, além da guarnição aérea comandada pelo major Outo, da Força Nacional, e pelo major Albuquerque, do Corpo de Bombeiros do Acre, também com a participação dos Tripulantes Operacionais soldado PM Germano, sargento PM Santana e do mecânico soldado BM Trolesi.

http://www.agencia.ac.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.