VOLTAR

Helena diz que ampliação de Reserva Indígena é necessária

Assecom AL MA - http://www.al.ma.gov.br/
18 de Nov de 2010

Em aparte a Antônio Pereira (PMDB), a deputada Helena Barros Heluy considerou graves as questões envolvendo a ampliação de uma Reserva Indígena, na Região Tocantina. Pereira informou que está sendo feito um estudo antropológico da nova demarcação, o que estaria preocupando os pequenos produtores e proprietários de terra da região, em especial nos municípios de Amarante e Sítio Novo.

Helena disse que buscou informações sobre o assunto com pessoas que se dedicam à causa indígena e, no blog do padre Cláudio Bombieri, que coordenou o Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Ela destacou trecho de um comentário feito pelo padre em que ele afirma que "Mais um conflito está a eclodir entre índios Gavião e fazendeiros em Amarante, no Maranhão". Ela destacou também o subtítulo "Fazendeiros querem fazer negócio com terra de índio".

A deputada destacou que foi constituído um grupo de trabalho, em outubro, formado pela Funai, Museu do Índio e o Incra para o estudo da ampliação da reserva. Sobre o conflito que ameaça eclodir, Helena disse que a explicação é histórica, trata-se da disputa entre o grande capital e os direitos à terra, à posse e ao trabalho.

"Isso não é poesia, não é saudosismo, não é empirismo. É a realidade, que são os detentores da terra que foram esbulhados, massacrados, vítimas de um grande genocídio, e parece que o grande mal é a demora nessa discussão", criticou Helena.

Helena lembrou que, em relação à reserva, a área foi decretada como ocupação tradicional, na década de 80, e que a ampliação atende às "necessidades e os direitos daqueles que são os senhores, efetivamente, da terra". A parlamentar sugeriu aos demais deputados que desejem aprofundar o entendimento ou a compreensão sobre essa questão acessem o blog do padre Claudio Bombieri.

http://www.al.ma.gov.br/noticias.php?codigo1=18225

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.