VOLTAR

GUIANA: Consulado será inaugurado em Boa Vista

Brasilnorte-Boa Vista-RR
14 de Set de 2002

O consulado terá como uma das funções, o controle da entrada e saída de pessoas entre a Guiana e Roraima

Assessor do consulado guianense, Muyrakitam Matos: assim que o cônsul chegar, marcaremos a data da inauguração
Através da parceria entre os Governo Federal e Estadual, além da Guiana Inglesa, deverá ser inaugurado nos próximos dias o consulado da Guiana em Boa Vista.
O cônsul, Paulo Pereira do Vale, está em Manaus, onde precisou ser internado num dos hospitais da cidade, mas segundo o seu assessor, Muyrakitam Matos, logo que estiver totalmente recuperado, ele estará em Boa Vista para marcar a data de inauguração do Consulado.
De acordo com Matos, a implantação do consulado da Guiana em Boa Vista já vem acontecendo há 15 dias. O Consulado está sendo instalado na Galeria Atrium. Matos informou ainda que uma das funções será o controle das entrada e saída de pessoas entre a Guiana e Roraima.
Ele disse também que será feito um levantamento para que o Consulado saiba quantos guianenses moram em Roraima e a partir daí, segundo ele, "o Consulado dará assistência a estas pessoas".
Essa assistência, conforme Matos, será para emissão de documentos, encaminhamento para tratamento médico e necessidades sociais. Na área comercial, o assessor informou que o Consulado vai tentar maximizar as importações, ou seja, incentivar o investimento de empresários roraimenses na Guiana. Dentro dessa proposta, algumas empresas de Roraima estarão apresentando suas potencialidades entre os dias 26 e 29 deste mês, durante o Guyexpo 2002, que acontecerá na Guiana.
Segurança
O Consulado da Guiana em Roraima, conforme Matos também servirá para coibir a ida de veículos roubados em Roraima para o país vizinho. Segundo ele, o papel do Consulado não é de fiscalizar, mas através de um controle que terá a parceria das polícias no Estado e também da Polícia Federal, esse trabalho será feito.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.