VOLTAR

Guaranis não cumprem ordem de juíza

O Globo, O País, p.12
27 de Jan de 2004

Guaranis não cumprem ordem de juíza

Os índios guarani-caiová ignoraram a decisão da Justiça e continuam ocupando 14 fazendas em Iguatemi e Japorã, no extremo Sul de Mato Grosso do Sul. Na quarta-feira passada, a desembargadora Consuelo Yoshida, do Tribunal Regional Federal de São Paulo, suspendeu a ordem de integração de posse das áreas, mas determinou que os índios deixassem as fazendas e acampassem nas estradas à espera de uma solução definitiva para o caso. Os índios se reuniram e decidiram permanecer nas áreas invadidas. Eles aceitam negociar com os fazendeiros e a Justiça mas, segundo Gumercindo Fernandes, um dos líderes indígenas, não admitem deixar as propriedades.

Ontem, o presidente regional do Movimento Nacional dos Produtores (MNP/MS), João Bosco Leal, denunciou à Secretaria de Justiça e Segurança Pública que os índios estariam trocando gado roubado das propriedades invadidas por armas no Paraguai. Gumercindo nega. ( Paulo Yafusso, especial para O GLOBO )

O Globo, 27/01/2004, O País, p.12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.