VOLTAR

Guaranis estão cercados por pistoleiros no MS

Caros Amigos - http://www.carosamigos.com.br/
19 de Out de 2012

Jagunços invadiram terra retomada pelos indígenas, destruíram barracos e deram tiros para o alto

Famílias guarani, que retomaram no sábado (13) 2 mil hectares de suas terras tradicionais no município de Paranhos (MS), permanecem sob ameaça de pistoleiros, que cercam o local. Na tarde de quinta (18), eles invadiram a comunidade Potrero Guasu, destruíram barracos e dispararam tiros para o ar. Um dos pistoleiros foi pego pelos indígenas e entregue a soldados da Força Nacional. Na manhã dessa sexta (19), os pistoleiros permaneciam no local, segundo representantes do Conselho Indigenista Missionário (Cimi).

A informação no local é de que os pistoleiros, a mando de fazendeiros, têm uma lista com nomes de lideranças indígenas, que deixaram o Potrero Guasu e estão escondidos.

Na hora do ataque, pelo menos 50 indígenas e seus filhos estavam no local.

A ação dos fazendeiros ocorre com a retomada das terras tradicionais em Iguatemi. De 4 mil hectares, os indígenas retomaram 3 mil.

http://www.carosamigos.com.br/index/index.php/cotidiano/2650-guaranis-e…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.