VOLTAR

Guaranis da zona norte farão manifestação contra reintegração de posse nesta quarta-feira (22)

R7 - www.r7.com.br
21 de Abr de 2015

Nesta quarta-feira (22), as lideranças guaranis do Jaraguá, na zona norte de SP, e seus apoiadores irão promover uma manifestação pacífica contra a reintegração de posse de uma área indígena.

O movimento acontecerá a partir das 15h, durante uma reunião marcada com o dono do terreno, o advogado Antônio Tito Costa, a Funai (Fundação Nacional do Índio) e a PM (Polícia Militar). A reunião será no 49o batalhão da PM, na avenida doutor Felipe Pinel, 2.101, em Pirituba, zona norte de SP.

As terras disputadas foram reconhecidas pela Funai em 2013, por meio de um laudo antropológico, como área com potencial indígena, porém ainda aguardam a demarcação, que só pode ser feita pelo Ministro da Justiça. O dono dos 700 hectares conseguiu duas vezes na Justiça o direito à reintegração de posse.

O movimento pró-guaranis afirma que o local serve de plantação para os índios e que as terras ficam em uma Zepam (Zona de Proteção Ambiental), com nascentes e possivelmente um patrimônio histórico.

Para os índios, o dono do terreno quer as terras para construir um empreendimento de luxo ou plantar eucalipto.

A jornalista e ativista Adriana Carvalho afirma que o local não comportaria nem um empreendimento imobiliário e nem o cultivo de exploração de eucalipto.

- É uma espécie que, plantada em larga escala, esteriliza as matas e seca fontes de água.

O R7 esteve na aldeia Itakupe na quarta-feira (15) e relatou o drama que os índios vivem na região do Jaraguá, na menor área indígena demarcada do País, com 1,7 hectares, menos que dois campos de futebol.

Em uma entrevista exclusiva, o proprietário, Antônio Tito Costa, disse que tudo não passa de um "grande equívoco" e que, nesta quarta-feira (22), pretende executar a ordem judicial de reintegração de posse, a qual afirma ter conseguiu na Justiça com "unanimidade".

- Eu estarei presente na reunião. Estou tranquilo. Temos uma ordem judicial que vamos cumprir e tirar os índios de lá. Área demarcada de índio é no Mato Grosso do Sul, não aqui.

http://noticias.r7.com/sao-paulo/guaranis-da-zona-norte-farao-manifesta…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.