VOLTAR

Grupos indígenas fazem protesto na sede da Secretaria da Educação de AL

G1- http://g1.globo.com
Autor: Derek Gustavo
24 de Jan de 2017

Índios de diversas tribos de Alagoas realizaram um protesto na sede da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), no bairro do Farol, em Maceió. Eles alegam que a secretaria vai retirar os professores de origem indígena das escolas nas tribos, e colocar outros no lugar. O órgão estadual nega a informação.

De acordo com a assessoria de comunicação da Seduc, os indígenas estão com receio de que a secretaria não contrate mais monitores indígenas, que seriam trocados por outros não-indígenas, e que as crianças ficariam sem aula.

A reportagem do G1 tentou contato com os líderes do protesto, mas as ligações não foram atendidas.

A Seduc afirma que a informação não procede. Segundo ela, o órgão abriu um processo seletivo simplificado para a contratação de novos monitores. Os atuais haviam sido contratados em 2014, e os vínculos já estão vencidos.

O novo processo de seleção ainda depende de aprovação da Procuradoria Geral do Estado (PGE). Caso ela não autorize, os contratos atuais devem ser renovados. Os monitores já contratados também estariam autorizados a participar dessa nova seleção.

Representantes dos indígenas se reuniram na sede da PGE, ainda na tarde desta terça, para debater o assunto. Representantes da Seduc, da Fundação Nacional do Índio (Funai), da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e do Conselho Indigenista também participam da reunião.

http://g1.globo.com/al/alagoas/noticia/2017/01/grupos-indigenas-fazem-p…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.