VOLTAR

Grupo viaja no Alto Rio Negro em busca de novos insetos

OESP, Vida, p. A30
24 de Abr de 2010

Grupo viaja no Alto Rio Negro em busca de novos insetos

Afra Balazina, Andrea Vialli e Liège Albuquerque, com AP

Com o desafio de coletar cerca de 100 mil exemplares de insetos da Amazônia, uma expedição com 20 pesquisadores parte no início de junho pelos rios do Alto Rio Negro. O grupo será liderado pelo entomólogo José Albertino Rafael, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa). "Estima-se que na região sejam conhecidas de 25% a 30% das espécies existentes, então não tem como voltar da excursão sem material inédito", afirma Rafael.
A viagem durará 21 dias. Foram escolhidos rios à margem esquerda do Rio Negro, como Padauari, Aracá e Demini. Farão parte do trabalho 11pesquisadores de universidades como USP e UFRJ, além de 4 técnicos de apoio e 5 estudantes de pós-graduação.
A equipe abusará de repelente, roupas especiais e mosquiteiros. "A floresta da região é foco de insetos transmissores de doenças endêmicas, como malária, dengue e leishmaniose."

OESP, 24/04/2010, Vida, p. A30

http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20100424/not_imp542359,0.php

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.