VOLTAR

Grupo pede auditoria do TCU em políticas ambientais do governo

O Globo - https://oglobo.globo.com/
16 de Jul de 2020

Grupo pede auditoria do TCU em políticas ambientais do governo
Organizações ambientalistas querem retomada de ação interrompida pela pandemia para avaliar eficiência de gastos na área

O Globo
16/07/2020 - 18:48

RIO - Organizações ambientalistas ingressaram com um pedido para que o Tribunal de Contas da União (TCU) retome uma auditoria nas políticas do governo Bolsonaro de combate ao desmatamento e queimadas na Amazônia Legal.

A investigação foi interrompida em função da pandemia mas, segundo o grupo, podem ser retomadas de maneira virtual.

As organizações querem que seja apurada a eficiencia dos gastos informados pelo governo, da ordem de R$ 60 milhões mensais, na operação de Garantia da Lei e da Ordem (GLO), comandada pelas Forças Armadas e prorrogada até 6 de novembro.

O requerimento é assinado pelo GT Infraestrutura da Amazônia, Instituto Democracia e Sustentabilidade, Instituto Socioambiental, International Rivers Network, Observatório do Clima, Transparência Internacional-Brasil e WWF-Brasil,

A ação pede ainda que o Ministério de Meio Ambiente e o Conselho Nacional da Amazônia também sejam auditados, além do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Fundação Nacional do Índio (Funai).

Segundo o grupo, diante do aumento nos números de queimadas e desmatamento em 2020, "a ação pede que o tribunal avalie se o governo está implementando, do ponto de vista estratégico e financeiro, os Planos de Prevença~o e Controle dos Desmatamentos na Amazônia e do Cerrado (PPCDAm e PPCerrado) atualmente em vigor. Um dos focos é avaliar se as instituições financeiras vêm cumprindo com a regra de não conceder crédito rural, que é subsidiado com recursos públicos, a imoveis com áreas desmatadas ilegalmente e embargadas".

As Ongs pedem a realização de uma audiência pública para ouvir "representantes do governo federal, das populações indigena e tradicionais da regia~o, de cientistas de universidades com atuaça~o regional e organizações da sociedade civil".

https://oglobo.globo.com/sociedade/grupo-pede-auditoria-do-tcu-em-polit…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.