VOLTAR

Grupo pede alterações na Lei de Biossegurança

FSP, Ciência, p. A14
20 de Fev de 2004

Grupo pede alterações na Lei de Biossegurança

DA REDAÇÃO

Um grupo que reúne 13 sociedades científicas nacionais, lideradas pela Academia Brasileira de Ciências e pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio), enviou uma carta ao Senado Federal para pedir mudanças no projeto da nova Lei de Biossegurança, recentemente aprovado pela Câmara dos Deputados.
O documento faz duas reivindicações. Primeiro, pede que a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) seja a única instância a regulamentar tanto a pesquisa como a comercialização de transgênicos, no âmbito do mérito científico.
A segunda sugestão de modificação diz respeito ao veto de pesquisas com células-tronco embrionárias humanas e com clonagem terapêutica.
"A terapia celular com células-tronco embrionárias pode representar a esperança de tratamento para milhões de brasileiros afetados por doenças genéticas, que atingem mais de 5 milhões de pessoas, a maioria crianças e jovens", escreveram os cientistas na carta enviada aos senadores.
Entre as 13 entidades estão também a Sociedade Brasileira de Genética e a Sociedade Brasileira de Microbiologia.

FSP, 20/02/2004, Ciência, p. A14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.