VOLTAR

Grupo da Funai já chegou a Porto Seguro

A Tarde-Salvador-BA
22 de Jul de 2004

Uma equipe do Grupo de Trabalho da Funai desembarcou, no final da tarde de ontem, em Porto Seguro. Os dois antropólogos e dois geólogos da Fundação Nacional do Índio estão no extremo sul do Estado para fazer o levantamento do território indígena na região.

A chegada do pessoal do GT da Funai estava prevista para o final de junho, mas foi cancelada, para realização de uma análise prévia do relatório enviado pela antropóloga Maria do Rosário, explicou Zeca Pataxó, chefe do Núcleo de Apoio da Funai, em Porto Seguro. Durante quatro anos, a pedido da própria Funai, Rosário fez um estudo do território pataxó no extremo sul.

No final de junho, índios pataxós promoveram duas retomadas nas fazendas Santa Luzia, em Porto Seguro, e Barreirinhas, em Itamaraju, como forma de pressionar a vinda da equipe do GT para demarcar o território indígena. Até o momento ocupam as propriedades, cumprindo a promessa de permanecer nas áreas retomadas até a chegada da equipe do Grupo de Trabalho. (M.E.T.)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.