VOLTAR

Grupo acampa na frente de fazenda de líder arrozeiro

OESP, Nacional, p. A4
09 de Dez de 2008

Grupo acampa na frente de fazenda de líder arrozeiro

Loide Gomes

Em Roraima, a tensão marca a véspera da retomada do julgamento sobre a legalidade da demarcação da terra indígena Raposa Serra do Sol.

No vilarejo de Surumu, a 190 quilômetros de Boa Vista, o Conselho Indígena de Roraima (CIR) está reunindo cerca de 1.500 índios para assistir ao julgamento e participar de uma feira cultural. Desde sábado, um grupo de 300 indígenas acampa em frente à Fazenda Depósito, do líder arrozeiro e prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartiero (DEM), para pressioná-lo a deixar a área.

O acampamento fica na comunidade 10 Irmãos, a cerca de oito quilômetros de Surumu. Em abril, o local foi palco de um dos mais sérios confrontos entre índios e não-índios na região, depois que indígenas invadiram a fazenda e foram recebidos a bala por funcionários de Quartiero.

O macuxi Dionito José de Sousa, coordenador do CIR, garante que não haverá ocupação da fazenda até a conclusão do processo de retirada dos não-índios. "Embora a terra seja nossa, vamos aguardar o processo de retirada dos habitantes não-índios, que será feito pelas autoridades competentes."

OESP, 09/12/2008, Nacional, p. A4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.