VOLTAR

Grife Yawanawá é notícia no Brasil

Página 20-Rio Branco-AC
Autor: Andréa Zílio
25 de Mai de 2005

Desfile do próximo dia 13, que exibirá as novas roupas com figuras feitas pelos índios, são divulgadas na IstoÉ e O Globo

Novidade da grife está em modelos e tecidos

Uma grande produção é como pode ser definida a organização do desfile da nova coleção da grife Yawanawá, que acontecerá no próximo dia 13, no Fashion Mall, no Rio de Janeiro. Superando as expectativas do coordenador Tashka Yawanawá, o evento virou notícia na Cidade Maravilhosa em reportagem publicada na revista IstoÉ e notas em uma das colunas do jornal O Globo.

O que vem sendo enfocado como diferencial da grife é exatamente o seu valor cultural. Cada pedaço de tecido que se transforma em uma vestimenta expressa a história desse povo indígena do Acre. Os Yawanawá, que significa Povo da Queixada, são os responsáveis por todas as estampas da primeira e segunda coleção. São os mesmos desenhos das pinturas que fazem em seus corpos para demonstrar sua alegria pela vida.

As figuras estão ganhando mais refinamento com o trabalho da designer Adriana Aquino, que criou modelos mantendo o tecido de algodão, agora lavado em fibra de cupuaçu, e ousou em tecidos diferenciados. As pinturas nos tecidos são feitas com urucum e outros produtos naturais.

O desafio das novas roupas da grife é manter o tradicional e uni-lo ao novo, e Tashka acredita que Adriana está conseguindo essa proeza. "Ela está mantendo o tradicional com o glamour que as pessoas gostam nas roupas."

A noite do desfile será embalada com uma mixagem feita com canções do povo Yawanawá. A produção é do músico e compositor Leoni. Tashka é o idealizador da experiência, e ele próprio fez alguns trabalhos em estúdio improvisado na sua casa.

A área livre do 1o piso do Fashion Mall promete se transformar em uma aldeia indígena, com um cenário que dará mais ambiente na apresentação da nova coleção, que será aberta por quatro índios da aldeia Yawanawá. A modelo Brendha Haddad também fará uma participação. Os demais modelos são da agência 40o Graus.

Interesse de venda

Após o desfile que tem o apoio do Governo do Estado e do Fashion Mall, Tashka conta que o empresário Olavo de Carvalho realizará um jantar que reunirá diversos outros empresários brasileiros. O governador do Acre, Jorge Viana promete presença para incentivar ainda mais o evento. A idéia é buscar mais parceiros para produção e comercialização da grife.

Outra informação repassada com entusiasmo por Tashka, é que a direção do Fashion Mall cedeu uma loja para que durante um mês as roupas sejam divulgadas e vendidas no local.

A loja Clube Chocolate, também mostrou interesse em revender as roupas que logo após o desfile no Rio de Janeiro, seguem para Paris. Ela serão expostas na programação que envolve a comemoração de "Um ano de Brasil na França". "A grife é a concretização de um sonho, que mostra a cultura de nosso povo ao mundo", diz Tashka.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.