VOLTAR

Gra-Bretanha adia a liberacao do plantio de transgenico

OESP, Geral, p.A12
10 de Fev de 2004

Grã-Bretanha adia a liberação do plantio de transgênicos
LONDRES - O governo britânico foi obrigado a adiar o anúncio da liberação do plantio de transgênicos depois que o País de Gales e a Escócia se recusaram a cooperar com o plano. Com o anúncio, em princípio, estaria liberado o plantio do milho Chardon LL ou T25, da Bayer, depois de três anos de testes.
O governo de Gales, empenhado na promoção da agricultura orgânica, negou permissão. A oposição da Escócia é estranha, já que milho nem pode ser plantado em seu território, por causa do clima muito frio. O governo está considerando a possibilidade de autorizar o plantio de transgênicos só na Inglaterra. As autoridades galesas, porém, afirmam que, pela lei, uma cultura só pode ser plantada se os três países concordarem.
O adiamento veio num momento crucial para o governo, pois no dia 18 a Europa decide em Bruxelas se derruba ou não a moratória dos transgênicos. As autoridades britânicas acreditam que a Europa deve abrir suas portas às importações de transgênicos e esperavam dar sinal verde ao plantio em seu território antes da votação em Bruxelas. (The Guardian)

OESP, 10/02/2004, p.A12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.