VOLTAR

Governo vai liberar dados sobre flotação do Pinheiros

Diário do Grande ABC
29 de Mar de 2008

Governo vai liberar dados sobre flotação do Pinheiros

Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC

Pressionado, o governo do Estado vai liberar informações sobre os testes de flotação do Rio Pinheiros. Sexta-feira, durante audiência pública realizada na Assembléia Legislativa de São Paulo, o promotor estadual do Meio Ambiente, José Eduardo Lutti, garantiu que qualquer cidadão poderá consultar o banco de dados da Emae (Empresa Metropolitana de Águas e Energia).

A orientação é para que as análises sejam agendadas por telefone. O Diário tentou marcar a visita, mas não obteve retorno. O arquivo da empresa reúne todos as informações relacionadas ao sistema de tratamento de esgoto em testes desde agosto do ano passado. Se aprovado, o método permitirá o bombeamento da água do Pinheiros para a represa Billings com os objetivos oficiais de geração de energia e abastecimento público.

A decisão de liberar os dados foi tomada pelo Ministério Público após a revogação do pedido de sigilo imposto aos testes em dezembro de 2007. Segundo Lutti, havia interesses particulares e políticos na obtenção das informações. "É preciso tomar cuidado ao analisar os testes antes da sua finalização. Não se pode separar nada do contexto. Os dados precisam ser estudos dentro de um conjunto, que dirá se o sistema é ou não viável", explica.

Para a coordenadora do ISA (Instituto Socioambiental), Marussia Whatley, o governo precisa mostrar transparência na realização do processo, que já conta com 30 mil análises. "Não temos tido a possibilidade de conhecer esses resultados. Não basta a Emae abrir as portas de seu arquivo. É preciso saber se conseguiremos decifrar os dados. Queremos detalhes e conclusões", diz.

Coordenador da audiência, o deputado estadual Donisete Braga (PT), sugere a criação de uma comissão parlamentar para monitorar os passos tomados pelo governo. "O tema é polêmico, desperta muitas dúvidas. Temos visto muitas incoerência em relação à represa Billings. Temos de acompanhar mesmo e esclarecer tudo o que for levantado", afirma.

Até agora, o Estado, em convênio com a Petrobrás, já gastou R$ 75 milhões no desenvolvimento do sistema, entre compra de equipamentos, formação das barragens e execução dos testes.
A Emae fica na Avenida Nossa Senhora do Sabará, 5312. O telefone para agendamento de consultas é o 5613-2330.

Diário do Grande ABC, 29/03/2008

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.