VOLTAR

Governo tenta votar Código, mas há impasse

OESP, Vida, p. A14
05 de Set de 2012

Governo tenta votar Código, mas há impasse
Deputados ruralistas dizem que só votam hoje a MP se Dilma não vetar partes do texto

DENISE MADUEÑO
BRASÍLIA

Em meio a um impasse entre setores aliados e de oposição, o governo tenta votar hoje no plenário da Câmara a medida provisória do Código Florestal. A votação emperra na estratégia governista, discutida ontem, de votar o texto do projeto como passou na comissão mista, para evitar que a MP perca a validade em 8 de outubro e deixar para a presidente Dilma Rousseff vetar os pontos em que não concorda.
Parte da base e a oposição condicionaram a votação ao compromisso da presidente em não vetar o projeto. "Estamos na situação em que o governo quer votar e insiste em votar. Se tiver maioria, vai tentar amanhã (hoje). Esse é o problema, ele não tem maioria", constatou o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), após reunir os líderes. Ele tenta um acordo com o governo para viabilizar a votação.
Dilma, na semana passada, em bilhete encaminhado às ministras Ideli Salvatti (Relações Institucionais) e Izabella Teixeira (Meio Ambiente), desautorizou o acordo que permitiu a aprovação do texto na comissão especial e beneficiou médios e grandes imóveis rurais na exigência de recomposição da vegetação desmatada ilegalmente às margens dos rios.
Em reunião entre líderes da base e Ideli Salvatti, pela manhã, os governistas admitiram a dificuldade em aprovar o texto original e concluíram que o melhor seria votar a proposta da comissão e seguir com as negociações no Senado. Depois de todas as etapas, a presidente vetaria alguns pontos e editaria nova MP. Como a legislação proíbe a reedição no mesmo ano de medida semelhante à rejeitada, a MP poderia ser editada em janeiro.
Ideli e o líder do governo na Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP), reafirmaram que a posição de Dilma foi manifestada ao sancionar parte do projeto aprovado anteriormente pelo Congresso e editar uma MP para sanear os pontos vetados. "Não podemos deixar de votar. Vai haver tensão (no plenário) e deixaremos claro o que o governo não concorda com esse texto da comissão mista", disse Chinaglia. "Vamos votar o texto da comissão e, depois, a presidente veta parte dele", afirmou o líder do PMDB, Henrique Alves (RN).
Na reunião com Maia, a proposta não foi aceita. "O PSD só vota se houver o compromisso de não vetar", disse o líder do partido, Guilherme Campos (SP). / COLABOROU EDUARDO BRESCIANI
Tentativa de acordo. Comissão mista aprovou na semana passada versão da MP que desagradou à presidente Dilma

OESP, 05/09/2012, Vida, p. A14

http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,governo--tenta-votar-codigo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.