VOLTAR

Governo revê caso Orlando Palocci

CB, Política, p. 8
12 de Jul de 2006

Governo revê caso Orlando Palocci
Ministério da Agricultura resolve examinar participação de irmão do ex-ministro da Fazenda em comitês que discutem redução do uso de agrotóxicos. Ele trabalha para fabricantes dos produtos

Solano Nascimento

O secretário de Desenvolvimento Agropecuário do Ministério da Agricultura, Márcio Portocarrero, disse ontem estar examinando a participação do engenheiro agrônomo Orlando Palocci em três comitês do governo que criam normas para cultivo de produtos com menos agrotóxicos. Como o Correio revelou ontem, Orlando, irmão do ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci, trabalha para a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), entidade que reúne os maiores fabricantes de agrotóxicos do país.
Um dos comitês, no qual Orlando
atua como subcoordenador, foi criado no ano passado e implantou projetos-piloto de cultivo de batata para elaborar regras a serem adotadas em lavouras. Os produtos que seguirem as normas ganharão um selo de qualidade do governo, o que deve facilitar sua aceitação no mercado. Em sua outra atividade, o irmão do ex-ministro dá palestras e cursos em nome da Andef. Ele participa de seminários nos quais representa, ao mesmo tempo, o Ministério da Agricultura e os fabricantes. Um desses eventos foi realizado em março em Mucugê, na região central da Bahia, onde o uso excessivo de produtos químicos na plantação de batata está intoxicando trabalhadores e gerando risco ambiental.
Portocarrero informou ter solicitado documentos do evento para ver se Orlando Palocci se apresentou mesmo como portavoz do programa do governo.
"Se ele foi pago pela Andef, não poderia dizer que estava representando o ministério", afirma.
Na região do evento, não há dúvidas sobre a atuação do agrônomo. "Quem representou o Ministério da Agricultura aqui foi um tal de Palocci, irmão do ex-ministro", lembra Ivo Borre, presidente da associação que reúne os produtores de batata de Mucugê e da vizinha Ibicoara.
O secretário de Desenvolvimento Agropecuário lembrou que Orlando Palocci está no comitê oficialmente como representante de bataticultores.
"Vamos avaliar se o papel que ele tem desempenhado tem sido coerente com o papel do produtor", acrescentou.
Privilégio
O deputado João Alfredo (PSol-CE), membro da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, encaminhou ofícios à Procuradoria Geral da República e à Corregedoria Geral da União pedindo apuração e providências em relação à atuação de Orlando Palocci nos comitês e na Andef. "Parece-me que existe efetivamente um prejuízo do interesse público e uma dupla militância", disse o deputado em discurso na tribuna.
O engenheiro agrônomo Roberto Romanelli Barata, que mora em Pouso Alegre (MG), no mesmo município em que Orlando Palocci planta sementes de batata, acusou ontem o comitê do Ministério da Agricultura de privilegiar em experimentos o uso de agrotóxicos em detrimento de produtos agroecológicos. Ele participou de reuniões do comitê e disse que todas as sugestões de utilização de produtos ecológicos foram rejeitadas. "É um jogo de interesses muito grande", criticou. "Nada do que a gente apresentou foi aprovado, e nossos produtos não foram nem cogitados." Orlando Palocci disse à reportagem que não há conflito de interesses porque os fabricantes de agrotóxicos apóiam o trabalho dos comitês do governo.

CB, 12/07/2006, Política, p. 8

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.