VOLTAR

Governo registra, em maio, apreensão de onze armas em terra Yanomami

Valor Econômico - https://valor.globo.com/
05 de Jun de 2024

Governo registra, em maio, apreensão de onze armas em terra Yanomami
Entre as armas apreendidas estava uma submetralhadora de uso restrito; 11 pessoas foram presas no mesmo período

Renan Truffi e Fabio Murakawa

05/06/2024

Um balanço feito pelo governo federal das operações realizadas na Terra Indígena Yanomami mostra que 11 armas foram apreendidas pelas forças de segurança no último mês de maio. Dentre essas armas em poder de garimpeiros estava, inclusive, uma submetralhadora .40, armamento de uso restrito. Além disso, 11 pessoas foram presas no mesmo período.
A submetralhadora foi apreendida durante uma ação das Forças Armadas, quando os militares também encontraram uma pistola .40, uma espingarda calibre 12mm, um revólver calibre 38, munições para as armas, um colete à prova de balas, dois coldres, além de três rádios para comunicação.

As outras seis armas foram localizadas em operações a cargo da Polícia Federal, da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), da Força Nacional e da Polícia Rodoviária Federal.

O levantamento, obtido pelo Valor, mostra também que, em maio, foram realizadas 173 operações, que resultaram na destruição de 134 motores e de 43 geradores, 9.335 litros de óleo diesel inutilizados e a apreensão de 7,8 quilos de ouro.

No mesmo período, também foram apreendidas ou destruídas 11 aeronaves. A apreensão de aeronaves é um dado importante porque visa inviabilizar a logística de acesso à Terra Indígena Yanomami, onde só se pode chegar por via aérea ou fluvial. Todos os itens estavam em poder de garimpeiros ilegais que estavam dentro ou no entorno da terra indígena.

O cerco começou a ser feito depois que o Executivo decidiu instalar a chamada "Casa de Governo", em Boa Vista (RR). O órgão está vinculado à Casa Civil da Presidência da República. A casa foi criada com o objetivo de estancar as atividades relacionadas ao garimpo ilegal na região.

A ideia é que a Casa de Governo funcione até 31 de dezembro de 2026, período no qual o órgão acompanhará e coordenará o trabalho dos 31 órgãos federais presentes no Estado. Entre eles a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, o Ibama, a Funai e as Forças Armadas.

Ainda de acordo com o balanço, desde o início das operações de proteção da terra indígena, já foram realizadas 686 operações de combate ao garimpo ilegal, com a destruição de 411 motores, 107 geradores, a apreensão de 8,338 kg de ouro e a inutilização de 63.279 litros de diesel.

https://valor.globo.com/brasil/noticia/2024/06/05/governo-registra-em-m…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.