VOLTAR

Governo realiza ação de enfrentamento à Covid-19 em quilombos de Monção

O Maranhense - https://omaranhense.com/governo-realiza-acao-de-enfrentamento-a-covid-19-em-quilombos
Autor: O Maranhense
30 de Ago de 2020

Quilombolas do município de Monção receberam, nesta semana, uma ação de saúde realizada pelo Governo do Estado em parceria com a Prefeitura de Monção para enfrentar o avanço da pandemia de Covid-19 nos quilombos do município.

Com a coordenação da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (Seir), esta atividade de enfrentamento da pandemia nos quilombos maranhenses faz parte do Plano Estadual de Contingência do Novo Coronavírus e contou com a participação das Secretarias de Estado da Saúde (SES), dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Força Estadual de Saúde (Fesma) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e o Departamento de Igualdade Racial do município.

Seguindo todas as orientações sanitárias como o uso de máscaras e EPIs, as ações de saúde foram realizadas nos quilombos-polo Castelo, Mata Boi e Outeiro e se estenderam, também, às cinco comunidades do entorno.

O quilombola Emerson da Conceição, 23 anos, é morador da comunidade Outeiro e se declarou satisfeito com o atendimento. "Recebi vacina, fiz testes do Covid, de glicemia, DST/Aids, consultei com o médico e graças a Deus, não deu nada de problema na minha saúde. Gostei muito e agradeço ao pessoal do Governo do Estado por esta ação aqui no meu quilombo", afirmou.

As equipes médicas e de enfermagem realizaram atendimentos como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, vacinas, consultas clínicas e de enfermagem, testes rápidos de ISTs/Aids e dispensação de medicamentos. Foram realizados 107 testes de Covid-19, sendo 59 negativos e 48 positivos; os técnicos ainda realizaram rodas de diálogos com lideranças das comunidades.

A Força Estadual de Saúde também fez dez visitas domiciliares a pessoas com comorbidades e com mobilidade reduzida, indicadas pelos agentes comunitários de saúde do território.

Iracema Amorim, gestora de saúde pública da Seir, explica como o Estado, em parceria com as prefeituras, está agindo para conter o avanço da pandemia nos quilombos. "O governo estadual tem agido fortemente em quilombos atingidos pelo coronavírus e realizado ações de saúde nos municípios de Monção, Matinha, São Vicente Férrer, Cururupu e Serrano do Maranhão", comentou.

"Temos um grupo de trabalho com técnicos da Seir e da SES voltado especificamente para os quilombos no contexto da pandemia e estamos monitorando mais de quarenta municípios com casos ativos, recuperados e óbitos e realizando ações diretamente nestas comunidades para combater a pandemia", reforça a gestora Iracema.

https://omaranhense.com/governo-realiza-acao-de-enfrentamento-a-covid-1…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.