VOLTAR

Governo quer participar da demarcação de áreas indígenas

Notícias MS - www.noticias.ms.gov.br
Autor: Lucineia Ramos
30 de Jul de 2008

Campo Grande (MS) - O governador André Puccinelli disse hoje (30) em entrevista a jornalistas, que pretende ir a Brasília discutir com o governo federal a questão da desapropriação de áreas para demarcação de terras indígenas porque o Estado pode perder milhares de reais em áreas produtivas de 26 municípios, se estas forem repassadas aos índios.

A sugestão do Executivo é que a demarcação de terras possa ocorrer em terras menos nobres, uma vez que as áreas que estão colocadas como possiveis de demarcação, se forem tomadas de seus proprietários, pode vir a comprometer a economia do Estado. "Existem outras áreas que podem ser distribuídas aos índios," afirmou.

Segundo André, em Mato Grosso do Sul a Fundação Nacional do Índio (Funai) não tem dado a assistência devida aos índios. Quem dá cestas básicas e assistência social é o Executivo estadual. "O Estado também está construindo casas nas aldeias para melhorar a qualidade de vida da população indígena. Como a Funai quer determinar a forma de demarcação e desapropriação sem um diálogo com o Estado?" indagou.

Outra sugestão dada por Puccinelli é o desmembramento de grandes áreas indígenas como as terras dos Kadwéu que têm 580 mil hectares. Para o governador parte desse total poderia ser doado para os guaranis.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.