VOLTAR

Governo promete recuperar estrada e acalma índios krikatis

O Imparcial Online - www.oimparcialonline.com.br
20 de Nov de 2008

A secretária de Cidades, Obras e Desenvolvimento Sustentável, (Secid), Telma Pinheiro, assinou nesta quarta-feira (19) acordo com lideranças dos krikatis que vai assegurar a recuperar emergencial da MA-280, que liga Montes Altos a Sítio Novo, na região Tocantina, beneficiando duas aldeias: São José (Montes Altos) e Raiz (Lajeado Novo). O acordo foi sacramentado após o Ibama e a Funai haver suspendido os serviços de pavimentação da rodovia, alegando problemas ambientais. De acordo com a secretária, os serviços emergenciais serão realizados com a finalidade de impedir que a estrada fique intrafegável durante o inverno.

Participaram da assinatura do acordo os caciques Edivaldo Krikati e João Piauí e as lideranças Lourenço Krikati, que é representante da Coordenação das Organizações e Articulação dos Povos Indígenas do Maranhão (Coapima) e Bernardo Krikati. O acordo foi intermediado também pelo deputado Valdinar Barros (PT), que é da região Tocantina e vice-líder do Governo na Assembléia Legislativa. "Os serviços emergenciais vão beneficiar principalmente o nosso povo, para que não fiquemos isolados durante o inverno", asseguram as lideranças indígenas, destacando a disposição do governo em resolver de forma emergencial o problema.

A secretária Telma Pinheiro informou que a MA-280 possui 47 quilômetros de extensão e que 32 quilômetros ficam dentro da reserva Terra Indígena Krikati. A obra foi licitada em 2007, mas o Ibama e a Funai conseguiram embargar o projeto multando a construtora em R$ 1,8 milhão, sob alegação de problemas com o licenciamento ambiental. Telma Pinheiro disse que o governo vem tentando resolver a pendência, mas ainda não conseguiu devido às exigências impostas pelos dois órgãos, o que o obrigou a executar projeto alternativo de recuperar emergencialmente a rodovia.

A secretária explicou que existe a necessidade de haver a recuperação emergencial porque, caso contrário, quando começarem as chuvas de inverno "a estrada vai ficar intrafegável". Pelo acordo autorizado pela Funai e Ibama, com o aval da Procuradoria Federal, haverá a recuperação de cabeceiras de pontes, colocação de bueiros e manutenção da pista de rolamento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.