VOLTAR

Governo planeja reprimir garimpo em reservas

O Globo, O Pais, p.13
21 de set de 2004

Governo planeja reprimir garimpo em reservas
BRASÍLIA. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou ontem que seja preparado, em duas semanas, um plano de repressão ao contrabando de minérios nas reservas Roosevelt, Aripuanã e Serra Morena, em Rondônia e Mato Grosso. Lula tomou a decisão depois que a Polícia Federal constatou o recrudescimento do clima de tensão nestas áreas, principalmente na reserva Roosevelt, dos índios cintas-largas. Em maio deste ano, 29 garimpeiros foram mortos dentro da reserva.
Lula assinou decreto criando um grupo operacional, composto por seis representantes dos ministérios de Justiça, Defesa, Minas e Energia e do Gabinete de Segurança Institucional para preparar o plano. No momento, um grupo de policiais federais, rodoviários federais e militares está fazendo a segurança da Roosevelt. O governo quer reforçar o esquema.
A PF suspeita que índios e garimpeiros estejam extraindo diamante ilegalmente da reserva. Pelo menos 1.500 garimpeiros estão nas imediações da reserva aguardando uma oportunidade para voltar. Os índios, alguns armados, já avisaram que se a reserva for invadida haverá mais derramamento de sangue.
— A situação na área é tensa — afirmou o secretário-executivo do Ministério da Justiça, Luiz Paulo Barreto.

O Globo, 21/09/2004, p. 13

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.