VOLTAR

Governo orienta que população não indígena deixe de ir a aldeias para evitar transmitir coronavírus

O Globo - https://oglobo.globo.com
Autor: Renata Mariz e André de Souza
17 de Mar de 2020

Medida foi indicada por secretário-executivo ao ser questionado como proteger a população dessas comunidades

BRASÍLIA - O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, recomendou que a população não indígena deixe de ir a aldeias para evitar a transmissão do novo coronavírus aos moradores dessas áreas. Ele deu a declaração nesta segunda-feira ao ser questionado sobre quais medidas devem ser adotadas para essa população, especialmente em estados com muitas comunidades indígenas.

- O ideal é que a população indígena não saísse das suas aldeias, das suas comunidades. E mais importante: que interrompêssemos o acesso de brancos, por qualquer motivo, seja religioso, educacional, evite-se ao máximo a circulação de pessoas de fora nas aldeias - disse Gabbardo.

A primeira morte por coronavírus foi registrada nesta terça-feira em São Paulo. Segundo o balanço do Ministério da Saúde, atualizado na segunda-feira, o país já tinha 234 casos confirmados do novo coronavírus. Os estados com mais registros são São Paulo, com 152, e Rio de Janeiro, com 31.

Em seguida vinham o Distrito Federal (13), Santa Catarina (7), Paraná (6), Rio Grande do Sul (6), Minas Gerais (5), Goiás (3), Mato Grosso do Sul (2), Bahia (2), Pernambuco (2), Espírito Santo (1), Alagoas (1), Rio Grande do Norte (1), Sergipe (1) e Amazonas (1).

Os dados podem estar defasados em relação às informações das secretarias de Saúde locais. O balanço do Ministério da Saúde mostrou também que havia 2.064 casos suspeitos sendo investigados. Outras 1.624 suspeitas já tinham sido descartadas. Os números devem ser atualizados nesta terça-feira.

https://oglobo.globo.com/sociedade/governo-orienta-que-populacao-nao-in…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.