VOLTAR

Governo Municipal e Itaipu entregam poço artesiano para atender 100% da Comunidade Indígena com água potável

Município de São Miguel - https://saomiguel.pr.gov.br
29 de Ago de 2023

POR IMPRENSASMI EM 29 DE AGOSTO DE 2023

O Governo Municipal de São Miguel do Iguaçu e a Itaipu Binacional realizaram na manhã de segunda-feira, 28, a entrega oficial de um poço artesiano para a Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekoha Ocoy, instalada no distrito de Santa Rosa do Ocoí, que possibilitará o atendimento de 100% dos moradores com água potável.

O investimento foi de R$ 50 mil, frutos do convênio de sustentabilidade firmado entre o município e a hidrelétrica, que vai investir R$ 3,6 milhões na Comunidade Indígena Avá-Guarani Tekoha Ocoy ao longo de 3 anos.

A entrega oficial do poço, que tem 120 metros de profundidade e vazão de 50 mil litros/hora de água potável, contou com a participação de autoridades municipais, representantes da Itaipu, lideranças da comunidade indígena, comunidade escolar e moradores.

O prefeito Boaventura Motta, comemorou o fim da angústia da comunidade, que sofria com a falta de água. Ele também agradeceu a parceria com a Binacional, que possibilitou o investimento. 'Gostaria de agradecer a Itaipu pela parceria que ajudou no atendimento dessa comunidade. O município trazia água, mas não era a solução do problema. Agora eles estão bem atendidos e felizes com uma água muito boa!' exaltou.

O cacique Celso Japoty Alves, relatou que quase a metade dos cerca de 860 moradores da comunidade sofriam com a falta da água. 'Só tinha um poço que não atendia todos da aldeia. Tinha dificuldade para atender um dos dois lados da aldeia. Na outra parte o pessoal chegou a tomar até água do lago. Depois veio a ajuda da prefeitura que trazia todo dia água para abastecer a caixa d'agua e amenizou o problema. Agora estamos felizes com a obra entregue', relatou.

Diariamente a comunidade era abastecida com cerca de 24 mil litros de água, que eram coletados diretamente no hidrante da Sanepar e transportados de caminhão-pipa. De acordo com o coordenador da Defesa Civil do município, Sérgio Passos Gonçalves, a entrega de água era diária, inclusive nos finais de semana e feriados. 'Não tinha folga. A hora que precisasse tínhamos que pegar o caminhão e trazer água para não deixar falta para eles aqui', relatou.

A diretora do Colégio Estadual Indígena Teko Ñemoingo, Marli Takua Poty, relatou que os alunos chegaram a ser dispensados das aulas em algumas oportunidades por falta do abastecimento. 'Agora é só felicidade', comemorou.

O gestor dos Programas de Sustentabilidade Indígena da Itaipu, Paulo Porto, relatou a satisfação em poder proporcionar dignidade a toda à comunidade. 'Podemos comemorar que pela primeira vez essa comunidade importante para a Itaipu tem acesso pleno à água potável, que é um direito básico', disse.

O gestor do convênio e secretário municipal de Agricultura, Marcelo Alexandre, anunciou que o próximo investimento será a substituição de toda a rede de distribuição de água na comunidade. 'Estivemos em Curitiba buscando parcerias para desenvolver aqui um novo projeto para reformular toda a rede de distribuição da aldeia, que tem aproximadamente 6.250 metros, e vai contemplar todas as casas, inclusive as que não tinham o abastecimento de água', informou.

O vice-prefeito Claudio Rodrigues, exaltou mais uma demanda atendida pela gestão municipal. 'Hoje termina o sofrimento da comunidade indígena, que sofria com a falta de abastecimento de água. Nossa gestão trabalha para atender todos os nossos munícipes e os indígenas não poderiam ficar de fora, ainda mais em algo tão vital, que é a água', destacou.

https://saomiguel.pr.gov.br/governo-municipal-e-itaipu-entregam-poco-ar….

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.