VOLTAR

Governo manda carta sobre Belo Monte à OEA

O Globo, Economia, p. 28
15 de Abr de 2011

Governo manda carta sobre Belo Monte à OEA

Eliane Oliveira

BRASÍLIA. O Brasil envia hoje aos integrantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) uma carta com as providências já tomadas para preservar as comunidades indígenas a serem afetadas pela Usina de Belo Monte (PA). Segundo o embaixador brasileiro na OEA, Ruy Casaes, o objetivo é dissipar dúvidas em relação ao projeto. No início deste mês, a CIDH pediu a suspensão do processo de licenciamento da obra, abrindo uma crise com o governo brasileiro.
- As informações serão enviadas em um documento, assim como fizemos antes, ao respondermos a tempo a todas as indagações. Talvez por não ter examinado os dados que repassamos anteriormente, a comissão tomou uma decisão, em nossa opinião, precipitada - disse ao GLOBO o embaixador.
Entre as informações, Casaes citou uma aldeia de 71 índios.
Para preservá-la, os técnicos reduziram a capacidade da hidrelétrica, com perdas de R$ 300 milhões por ano na receita.

O Globo, 15/04/2011, Economia, p. 28

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.