VOLTAR

Governo investiga 33 fazendas suspeitas de plantar transgenicos

GM, Agribusiness, p.B12
13 de Ago de 2004

Governo investiga 33 fazendas suspeitas de plantar transgênicos
Em 15 dias um laboratório em São Paulo credenciado pelo Ministério da Agricultura emitirá o resultado da análise de mais 40 amostras de algodão de 33 propriedades rurais do Mato Grosso suspeitas de cultivarem lavouras transgênicas, segundo comunicado divulgado ontem pelo ministério.
O plantio do algodão genéticamente modificado é ilegal no país. Não existem variedades transgênicas liberadas para comercialização até o momento. O produtor que usar irregularmente a semente transgênica poderá ser multado em até o dobro do valor comercial do produto além de a colheita ser suspensa ou apreendida.
"Existe a possibilidade de algum produtor ter usado semente clandestina e, por meio de polinização aberta, ter ocorrido a contaminação das propriedades vizinhas", afirmou o secretário de Defesa Agropecuária, Maçao Tadano. Ele informou que faltam estudos da Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CTNBio) sobre os riscos do plantio irregular do algodão transgênico no país. Essa é a principal diferença em relação à soja transgênica, liberada para comercialização com certas condições.
A fiscalização de rotina nos Estados produtores de algodão do país foi intensificada segunda-feira à pedido do ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues, após a descoberta de transgenia em quatro amostras colhidas no Mato Grosso. Três propriedades do sudeste mato-grossense foram interditadas pelo uso irregular de sementes transgênicas.
Apoio legal
A nova Lei de Sementes permite uma ação mais efetiva dos fiscais federais nas propriedades rurais, de acordo com o secretário de Apoio Rural e Cooperativismo, Manoel Valdemiro Rocha. O artigo 128 da nova lei determina que o fiscal terá livre acesso aos estabelecimentos, produtos e documentos de produtores, beneficiadoras, empresas de análise, embalagem, reembalagem, amostragem, certificação, armazenagem, transporte, importação, utilização ou comercialização de sementes e mudas. "Temos condições de fiscalizar de uma forma mais efetiva".
O Brasil é o sexto maior produtor de algodão do mundo, com uma área total cultivada de 1,029 milhão de hectares na safra 2003/04. Os principais estados produtores são Mato Grosso, com 399 mil hectares, a Bahia com 192 mil hectares e Goiás com 132 mil, que somados são responsáveis por 69,25% da área cultivada.
kicker: Mais amostras do produto foram enviadas a laboratórios de São Paulo para análise

GM, 13-15/08/2004, p. B12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.