VOLTAR

Governo investe mais de R$ 1 mi para recuperação de escola indígena incendiada em São João das Missões

Agência Minas - agenciaminas.mg.gov.br
21 de Out de 2022

Obra na E.E. Xukurank, que está em execução, vai permitir preservar espaços tradicionais e ainda ampliar a unidade para devolver o protagonismo dos povos tradicionais na região

O Governo de Minas destinou mais de R$ 1,28 milhão para reforma, recuperação e ampliação da Escola Estadual Indígena Xukurank, unidade que passou por um incêndio, no ano passado, que destruiu grande parte da estrutura física e do acervo pedagógico. Agora, o objetivo é que a obra permita que a escola retome as atividades ainda mais forte na Aldeia de Barreiro Preto, na Reserva Xakriabá, em São João das Missões, no Norte de Minas. A previsão é que as obras em andamento na escola sejam finalizadas até o final de dezembro deste ano.

"Estamos trabalhando muito para transformar a realidade da educação pública estadual de Minas Gerais, com investimentos em reformas, ampliações, merendas, mais recursos para melhoria em geral de toda a rede. Estamos atentos também aos cuidados com a educação escolar indígena, às especificidades dessa importante modalidade de ensino. Esse reconhecimento e valorização se fortalece cada dia mais na Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG) e continuará nos próximos anos", destaca o secretário Igor de Alvarenga, que visitou as obras da unidade nessa quinta-feira (20/10). Na oportunidade, ele também anunciou novos investimentos em obras de reformas e ampliação das escolas estaduais Bukinuk e Caatinguinha, para atendimento a outras aldeias indígenas da região.

Valorização da cultura indígena, por meio do reconhecimento à educação escolar indígena, é um dos objetivos da SEE/MG. A modalidade de ensino preserva os saberes tradicionais. "A escola Xukurank guarda um pouco de cada um de nós, indígenas, da nossa história, da nossa cultura, da etnia e dos saberes que ensinamos aos nossos alunos", relata a diretora da unidade, Maria Aparecida Andrade. Ela também destacou o momento histórico para a reserva, que pela primeira vez recebeu a visita de um secretário de Educação.

A unidade Xukurank na Aldeia de Barreiro Preto atende 194 alunos da educação infantil, anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA). A escola também conta com anexos para atendimento nas aldeias Brejinho, Olhos D'Água e Veredinha.

Reunião SRE Januária

Ainda no Norte de Minas, a equipe da Secretaria de Estado de Educação se reuniu com os diretores das 134 escolas que pertencem à Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Januária. Na oportunidade, o secretário Igor de Alvarenga ouviu os diretores para saber as demandas de cada unidade e apresentou projetos da SEE/MG já implementados, além das propostas que estão previstas para o próximo ano. A SRE Januária atende cerca de 41 mil estudantes de 19 municípios do Norte de Minas.

Acompanharam o secretário Igor de Alvarenga a subsecretária de Educação Básica, Izabella Cavalcante, a assessora da Subsecretaria de Educação Básica, Iara Viana, e a assessora do gabinete, Daniela Serafim.

https://www.agenciaminas.mg.gov.br/noticia/estado-investe-mais-de-r-1-m…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.