VOLTAR

Governo fará colheita dentro de reserva para líder arrozeiro

OESP, Nacional, p. A6
04 de Mai de 2009

Governo fará colheita dentro de reserva para líder arrozeiro
Desembargador fecha acordo para evitar problemas com Quartiero; trabalho começa na quarta-feira

Roldão Arruda, Boa Vista

O desembargador Jirair Meguerian, coordenador da retirada dos não-índios da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima, vem mostrando disposição para desarmar novos conflitos e impedir o aumento dos ressentimentos na parte final da operação. Foi isso que o levou a autorizar a última parte da colheita de arroz na Fazenda Providência, de Paulo César Quartiero, líder do movimento de resistência à demarcação no formato de área contínua.

Para não contrariar o Supremo Tribunal Federal (STF), que limitou a presença de não-índios na área até 30 de março, o desembargador adotou um esquema em que o governo e o rizicultor vão trabalhar juntos. Funcionará da seguinte maneira: o governo requisita as máquinas do fazendeiro e fica responsável pela colheita, mas quem opera as máquinas são os antigos empregados da fazenda. O trabalho, em uma área de 370 hectares, começa na quarta-feira e deve terminar dentro de dez dias.

Quartiero, por sua vez, não pode retornar à sua antiga fazenda. A Polícia Federal montou um posto no local, para acompanhar a colheita e evitar conflitos entre os índios pela posse daquelas terras.

Meguerian adotou o esquema misto para a colheita depois que Quartiero ameaçou colocar fogo nas máquinas se elas fossem requisitadas pelo governo e entregues a funcionários contratados pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). "Ninguém lá do governo sabe colher o arroz, ninguém tem competência", disse ele ao desembargador. "O senhor vai me condenar a perder o arroz e também o maquinário. Tenha a decência de não requisitar minhas máquinas."

LUZ E ÁGUA

O desembargador também autorizou a permanência de cinco famílias de não-índios na Vila Surumu, dentro da terra indígena, por mais alguns dias. Elas vão sair só depois que forem concluídas as instalações de água e luz nas casas na Cidade Satélite, na periferia de Boa Vista, onde passarão a morar. A prefeitura havia prometido terminar hoje o trabalho.

OESP, 04/05/2009, Nacional, p. A6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.