VOLTAR

Governo explica desnutricao

JB, Pais, p.A3
04 de Mar de 2005

Governo explica desnutrição
Secretário diz que índices melhoram
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, José Giacomo Baccarin, afirmou ontem, no Senado, que o governo está conseguindo reduzir os índices de desnutrição e mortalidade infantil entre os índios.
Baccarin foi um dos convidados da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado para audiência pública sobre a morte de crianças indígenas em aldeias de Dourados, no Mato Grosso do Sul.
O presidente da comissão, senador Juvêncio da Fonseca (PDT-MS), disse que os índios brasileiros passam por problemas muito maiores, que vão dos choques culturais a grande número de suicídios. Em cinco anos, 242 índios teriam se matado na região. Segundo o senador, isso revela ausência de política indigenista por parte do governo.
De acordo com números apresentados pelo coordenador da Funasa (Fundação Nacional de Saúde) no Mato Grosso do Sul, Gaspar Francisco Hickmann, a desnutrição é um problema que ano a ano vem sendo reduzido nas aldeias indígenas. Em 2003, a desnutrição atingia um índice de 26%; no ano passado, ficou em 19% e, em janeiro deste ano, em 16%.
- Isso se deve à implantação do sistema de água em 100% das aldeias do estado e ao trabalho intensivo dos 47 agentes de saúde e 18 equipes multidisciplinares na região - disse Hickmann.
O prefeito de Dourados, Laerte Tetila, que também participou do encontro, ressaltou que o problema ''ganhou visibilidade'' em função de reportagens feitas sobre o assunto. Embora admita a existência de problemas na população indígena, o prefeito lembra que as ações desenvolvidas em favor da saúde e da qualidade de vida dos índios têm mostrado bons resultados.
- Em Dourados, existe o único centro de recuperação de crianças indígenas desidratadas do país. O centro atende crianças das 70 aldeias do estado e, por isso, apresenta números que chamam atenção - explicou Tetila, que também falou sobre a implantação de esgotamento sanitário e construção de moradias para os índios. O número de habitações nas aldeias de Dourados deve chegar a 1.000 neste ano, segundo informou o prefeito.
O senador Juvêncio da Fonseca (PDT-MS) anunciou a realização de outra audiência pública na próxima semana, mas já sugeriu a criação de uma coordenação das instituições do governo voltadas para as questões indígenas.
Agências Folhapress e Brasil

JB, 04/03/2005, p. A3

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.