VOLTAR

Governo estadual cria nova Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã (AM)

Jornal do Commercio-Manaus-AM
10 de Jun de 2004

O governo do Estado do Amazonas, por meio da SDS (Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável), oficializou, ontem, no auditório da UEA, a criação da nova RDS-Uatumã (Unidade de Conservação do Estado: Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã). Com cerca de 402 mil hectares, a RDS do Uatumã representa uma vitória das comunidades do município de São Sebastião do Uatumã (247 km de Manaus) que por meio de uma audiência pública manifestaram o desejo de ter uma reserva às margens do rio que leva o nome da reserva. Desde o ano de 1999 os moradores do entorno do rio buscam a demarcação dessas terras através do Ibama.

O decreto de criação da reserva foi assinado, ontem à tarde, pelo secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas, Virgílio Viana, como parte das comemorações da Semana do Meio Ambiente.

Com a criação da Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã, o Departamento de Programas Especiais da SDS, responsável pela formulação e implantação de áreas protegidas no Estado, poderá realizar estudos que identificarão as vocações de trabalho dessas comunidades, aprimorar a forma de trabalho com um plano de manejo e a partir da consulta às comunidades detectar o interesse da população em trabalhar suas terras. Para o secretário de Meio Ambiente do Estado, o objetivo da criação desta RDS é proporcionar emprego e renda por meio da sustentabilidade da região, portanto, metas do Programa Zona Franca Verde.

"Criar este modelo de reserva é uma garantia que a população existente neste local permaneça como proprietária legítima desta terra e esteja protegida pelo Estado de invasões e ações de grilagem. Com este modelo de reserva os moradores poderão se organizar melhor em associações para promover o desenvolvimento sustentável, utilizando suas riquezas florestais", destacou Viana.

Turismo é viável, diz Virgílio Viana

Durante a cerimônia de criação da reserva, o secretário de Meio Ambiente, Virgílio Viana, apontou algumas potencialidades naturais já detectadas pela SDS em Uatumã. Turismo, pesca e comércio madeireiro foram as três atividades de maior destaque.

Atualmente, as comunidades que vivem na reserva possuem uma atividade pesqueira e de agricultura familiar, com destaque para cultura da mandioca, ainda pouco desenvolvidas.

Outro potencial do Uatumã é o comércio de seixo, além de um leque de oportunidades para o setor do turismo, pois abriga exuberantes paisagens naturais.

As principais lideranças comunitárias de São Sebastião do Uatumã e Itapiranga estiveram presentes no evento de criação da reserva para acompanhar a assinatura do decreto de criação da nova Unidade de Conservação do Estado do Amazonas. Uatumã é agora a oitava unidade de conservação criada pela gestão do governador Eduardo Braga.

Em 2003, o Amazonas aumentou em 50% o volume em hectares de unidades de conservação. Ao todo já foram criadas mais de 4,2 milhões de hectares em novas unidades de conservação, sendo uma delas, a Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Cujubim, com 2,4 milhões de hectares, a maior do mundo.

Unidades de conservação estaduais - Novas Unidades de Conservação Estaduais de Uso Sustentável

Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Cujubim
Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã
Reserva de Desenvolvimento Sustentável Piagaçú-Purus
Reserva Extrativista Catuá-Ipixuna
Floresta Estadual do Rio Urubu
(-Jornal do Commercio-Manaus-AM-10/06/04)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.