VOLTAR

Governo entrega Planos de Manejo para 8 Unidades de Conservação Estaduais

Governo do Estado do Ceará - http://www.ceara.gov.br/
Autor: Ascom Sema
05 de dez de 2019

Governo entrega Planos de Manejo para 8 Unidades de Conservação Estaduais

Os Planos de Manejo de oito Unidades de Conservação (UCs) estaduais serão apresentados pela Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema) nesta sexta-feira (6), às 14h, em audiência pública a ser realizada no Complexo das Comissões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (AL). O evento acontece em parceria com a Comissão de Meio Ambiente da AL, presidida pelo deputado estadual Acrísio Sena (PT).

Segundo o titular da Sema, Artur Bruno, estão sendo contempladas com os planos, as seguintes UCs: APA da Lagoa de Jijoca, APA do Estuário do Rio Ceará, APA da Lagoa do Uruaú, Estação Ecológica do Pecém, Parque Estadual Sítio Fundão, Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio, Parque Estadual Botânico e Monumento Natural das Falésias de Beberibe. "É uma ferramenta importante para o planejamento ambiental e para a tomada de decisão na elaboração de políticas públicas para a garantia do cumprimento dos objetivos de criação da UC", destacou o Bruno.

De acordo com a coordenadora de Biodiversidade, da Sema, Doris Day Santos, o plano de manejo é um documento consistente e elaborado a partir de diversos estudos. "Visa minimizar os impactos negativos sobre a área protegida, garantir a manutenção dos processos ecológicos e prevenir a simplificação dos sistemas naturais", disse. "Traz informações sobre o zoneamento da UC elaborado com base no manejo dos recursos naturais e potencialidade de cada zona", informa. "Além disso, traça as normas gerais e ações estratégicas para a proteção da biodiversidade", completa.

Investimento

Como principal ferramenta de planejamento e de direcionamento das ações que uma unidade de conservação deve implementar para garantir a própria conservação, elaborar um plano de manejo demanda tempo, capacitação técnica e aporte de recursos financeiros. "Foram investidos cerca de R$ 3 milhões, provenientes do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Ceará) e de Compensação Ambiental", informa Doris. Mais seis planos estão em andamento e serão entregues em 2020.

https://www.ceara.gov.br/2019/12/05/governo-entrega-planos-de-manejo-pa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.