VOLTAR

Governo entrega 41 ônibus escolares para prefeituras

Secom PA - http://www.pa.gov.br/
Autor: Anderson Luís Araújo
23 de Nov de 2010

A governadora do Estado do Pará, Ana Júlia Carepa, entregou ônibus escolares novos para 41 municípios paraenses e 30 kits com quadro magnéticos, mesas e cadeiras e computadores para as prefeituras. A entrega ocorreu nesta terça-feira (23), por volta de 10 horas, na sede da Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), com a presença de prefeitos e demais autoridades ligadas ao ensino paraense.

De acordo com Ana Júlia, os veículos servirão para atender alunos que moram em comunidades distantes das escolas. O transporte escolar deve evitar um problema sério para quem está longe das unidades escolares e enxerga a distância como um desestímulo: a evasão. Com os novos ônibus, os estudantes terão facilidade para chegar à sala de aula, frisa a governadora.

Nos quase quatro anos de mandato, Ana Júlia conseguiu ampliar em 60% os convênios com as prefeituras para o transporte escolar, garantindo assim o acesso à educação para quem mora em comunidades rurais. O prefeito de Belterra, Geraldo Pastana, também vice-presidente da Federação das Associações dos Municípios do Estado do Pará (Famep), ressaltou o cumprimento dos compromissos com o homem do campo. "A governadora manteve em seu mandato o compromisso de desenvolver o Estado e governar para todos, sem esquecer, principalmente, do homem do campo", assinalou.

Na cerimônia de entrega, Ana Júlia fez um pequeno balanço de ações feitas para a educação durante seu mandato. Dentre os destaques, ela mencionou que 80% das escolas foram reformadas, ampliadas ou reconstruídas no seu governo. Há ainda o investimento em educação profissional, que ampliou para 10 mil o número de estudantes favorecidos e mais do que triplicou a quantidade de cursos, saltando de 32 para 105 ofertados pela Seduc.

A governadora destacou ainda que deixa para a próxima gestão mais de R$ 66 milhões, captados junto ao governo federal, para construir 11 escolas técnicas no território paraense. "Fomos dialogar e conseguimos mais esses recursos, que vão melhorar a vida da nossa população", assinalou.

Ana também citou o número de escolas indígenas no Estado. Hoje já são 17 unidades em território indígena oferecendo ensino médio e, algumas, com internet de alta velocidade e gratuita através do programa NavegaPará. Ela mencionou ainda que o maior programa de inclusão social e digital do Brasil já tem aporte para mais de 400 infocentros.

Outra grande ação para melhorar a educação paraense foi a oferta de vagas para professores através de concurso público, nomeando 17 mil profissionais para a rede de ensino estadual. A qualificação de mais de 20 mil professores através de cursos de capacitação, especializações, bolsas para mestrado e doutorado também é um avanço conquistado nos últimos quatro anos.

Ana Júlia mencionou ainda que sua gestão primou pela democracia e descentralização na distribuição de recursos, dando como exemplo o programa "Faz Estrada", que distribuiu 500 máquinas para recuperação e abertura de novas estradas nas cidades paraenses. Todos os 143 municípios receberam os kits, cedidos em convênio para as prefeituras.

No evento, foram entregues seis computadores, seis estabilizadores, 12 quadros, 20 jogos de mesa e cadeira, 20 jogos infantis de mesa e cadeiras, 200 cadeiras em resinas para sala de aulas - material distribuído para 30 das 41 prefeituras representadas na ocasião.

As cidades que receberam os ônibus foram Anapu; Almeirim; Baião; Belterra; Magalhães Barata; Bragança; Bannach; Bom Jesus do Tocantins; Bujaru; Cachoeira do Arari; Concórdia do Pará; Marabá; Curuçá; Eldorado do Carajás; Gurupá; Cumaru do Norte; Igarapé Miri; Itupiranga; Ipixuna do Pará; Jacundá; Juruti; Jacareacanga; Mojú; Nova Esperança do Piriá; Óbidos; Santo Antônio do Tauá; Quatipuru; Rio Maria; Soure; Sapucaia; Santa Cruz do Arari; Santa Luzia do Pará; Santarém Novo; São Sebastião da Boa Vista; São João do Araguaia; São Domingos do Capim; São João da Ponta; São João de Pirabas; Vigia; Viseu e Xinguara

http://www.pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=69346

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.