VOLTAR

Governo e Funai firmam parceria para promoção de políticas públicas aos povos indígenas

Portal Tocantins to.gov.br
08 de Dez de 2017

O Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e a Fundação Nacional do Índio (Funai) assinaram um protocolo de intenções que visa à união de esforços para construir políticas públicas direcionadas ao desenvolvimento sustentável das comunidades indígenas do Estado. A assinatura do documento ocorreu, nessa quinta-feira, 7, durante a 10ª Feira Krahô de Sementes Tradicionais, em Itacajá.

Dentre as ações preconizadas no termo, os órgãos parceiros irão promover o desenvolvimento das etnias com foco na conservação e na recuperação do meio ambiente das terras indígenas; a agrobiodiversidade, mediante a valorização da diversidade biológica dos sistemas agrícolas tradicionais; além de incentivar a troca de saberes entre os povos e a qualificação dos produtos indígenas ao mercado de consumo.

Para o presidente do Ruraltins, Pedro Dias, a assinatura da parceria vem formalizar as muitas ações que já estão sendo desenvolvidas com algumas comunidades indígenas, a exemplo dos Carajás na Ilha do Bananal, onde foram contempladas várias famílias com o financiamento do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). "É um compromisso da extensão rural com as comunidades tradicionais, dentre elas estão os indígenas, comunidades essas que precisam do apoio do governo. E uma das ferramentas que o governo tem para apoiar essas comunidades é a extensão rural, por meio do Ruraltins", frisou o presidente.

Ainda conforme Pedro Dias, com o apoio governamental os povos terão condições de produzir mais e melhor, comercializando o excendente, melhorando a sua renda e mantendo suas tradições. "Esse termo é de fundamental importância, pois vai possibilitar que a Funai e o MDS [Ministério do Desenvolvimento Social] destinem mais recursos para promover a Ater [Assistência técnica e a extensão rural] indígena, pois é um trabalho que exige uma especificidade dos nossos técnicos", acrescentou.

Segundo o coordenador regional da Funai no Tocantins, Eduardo Macedo, o órgão federal irá apoiar de forma técnica e financeira, como também a logística e a disponibilidade dos extensionistas rurais na implantação das ações e na interlocução com os povos. "Essa parceria vem ao encontro da missão da Funai, que é melhorar as condições de vida dos povos indígenas, dos quais somos responsáveis. O apoio do Ruraltins vem trazer um futuro melhor para essas comunidades, vem incentivar e fomentar uma melhor produção, com mais alimentos para todos", afirmou.

A feira de troca de sementes e a assinatura ocorreram na Aldeia Manoel Alves. Para o coordenador local da Funai e ex-cacique da Aldeia, Dadanin Krahô, essas ações vieram fortalecer a cultura do seu povo, bem como, incentivar a produção dos seus produtos tradicionais. "Todos nós indígenas vivemos da roça, por isso precisamos guardar as nossas sementes e fazermos a troca para que não se perca. Com o apoio da Embrapa, Funai e Ruraltins sabemos que só temos a ganhar", ressaltou o indígena.

Feira

A 10ª Feira Krahô de Sementes Tradicionais é organizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), e pela Funai, tendo como objetivo a troca de sementes entre os povos indígenas, como forma de diversificar suas produções agrícolas.

http://to.gov.br/noticia/2017/12/8/governo-e-funai-firmam-parceria-para…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.