VOLTAR

Governo e Exército farão ação conjunta na Raposa Serra do Sol

Folha BV- http://folhabv.com.br
16 de Set de 2016

No dia 21 de outubro, o Governo do Estado e o Exército Brasileiro realizarão uma ação conjunta na sede do Município de Uiramutã, a Nordeste do Estado, para oferecer serviços sociais e de saúde aos moradores das comunidades situadas na Terra Indígena Raposa Serra do Sol.

O atendimento foi definido durante reunião da governadora Suely Campos (PP) com o comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general Algacir Polsin, e com o comandante do 6o Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), tenente-coronel Robert Maciel de Sousa, na manhã desta quinta-feira, 15, no Palácio Senador Hélio Campos. Os secretários César Penna (Saúde), Emília Campos (Bem-Estar Social) Gregório Almeida Júnior (Infraestrutura), Emanuel Alves de Moura (Educação) e Nelson Silva (Casa Militar) também participaram do encontro.

Suely Campos disse que vai levar a Caravana do Povo, com a oferta de mais de 70 serviços do governo, incluindo o atendimento médico em oito especialidades, exames de ultrassonografia e eletrocardiograma, farmácia para entrega dos medicamentos e aviamento das receitas para confecção de óculos, além do cadastramento para os programas sociais do governo.

O general Polsin informou que o Exército vem desenvolvendo várias ações cívico-sociais na região para atender aos indígenas, além de fazer o patrulhamento de segurança e defesa da fronteira. "Construímos uma escola no Flexal e uma ponte no Caracaranã e agora viemos nos colocar à disposição do governo para atuar em conjunto", disse o comandante.

Infraestrutura

Os militares também apresentaram à governadora Suely Campos uma proposta de parceria para a recuperação de pontes e estradas na terra indígena Raposa Serra do Sol.

A governadora disse que tem todo o interesse em firmar a parceria com o Exército para recuperar os trechos mais críticos da rodovia que dá acesso ao município de Uiramutã ainda no período de estiagem. "Desde o início do governo buscamos essa parceria, pois sabemos da capacidade de mobilização do 6o BEC e da qualidade das obras", disse Suely.

Ela determinou ao secretário de Obras, Gregório Almeida Júnior, que agende reuniões técnicas com os militares do 6o BEC para verificar a documentação necessária para firmar a parceria, bem como os projetos para buscar recursos e fazer o planejamento das obras.

Em levantamento apresentado pelo tenente-coronel Robert Sousa, há cinco trechos críticos na BR-171, que dá acesso a Uiramutã e outro após a balsa do Passarão, na BR-319, que precisa de uma ponte. Ele elencou ainda a necessidade de perfuração de poços artesianos para atender algumas comunidades, uma atribuição que é do governo federal. Nesse levantamento preliminar o custo das obras é de aproximadamente R$ 7 milhões.

http://folhabv.com.br/noticia/Governo-e-Exercito-farao-acao-conjunta-na…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.