VOLTAR

Governo do Rio nega que Museu do Índio será desocupado amanhã

Folha.com - http://www1.folha.uol.com.br/
13 de Jan de 2013

O Governo do Estado negou neste domingo (13) que desocupará a partir de amanhã o antigo Museu do Índio, no Maracanã, zona norte do Rio. O prédio de 1862, ao lado do estádio, deve ser demolido por causa da Copa do Mundo.

O local foi tomado por estudantes e integrantes de movimentos sociais, que entravam na área pulando o muro depois que os moradores montaram uma barricada com madeira e arame farpado na tentativa de evitar a entrada da polícia. Índios com arcos e flechas e homens encapuzados permaneceram horas nas janelas mais altas do prédio.

À tarde, a situação acalmou um pouco. Às 16h, o cacique Carlos Tukano, 52, afirmou aos jornalistas que os índios decidiram não usar armas em caso de invasão pelos policiais, mas que iriam "resistir com a própria vida" caso tentassem tirá-los de lá. "Em nome da Copa, o governo está matando nossa história. Não vamos brigar, mas vamos resistir", disse.

Hoje, os indígenas disseram que a negociação depende de proposta documentada pelo governo. A tribo afirma que houve apenas tentativa de acordo verbal para pagamento de aluguel social, no valor de R$ 400 a R$ 500.
Ainda com barricadas na entrada principal do museu, índios observavam o movimento no entorno da tribo por cima do muro do imóvel.

"Estamos apreensivos porque não sabemos quando eles [policiais] podem voltar. Proposta oficial não tem. Emop falou em aluguel social, mas a nível de papel não tem nada de concreto", disse Tukano.

DISPUTA

O local é alvo de uma briga na Justiça. De um lado está o governo estadual, que quer demolir o prédio para melhorar as condições de acesso ao estádio. Do outro, índios e a Defensoria Pública da União, que defendem o tombamento do espaço.

A demolição do prédio está prevista na minuta do edital de licitação para concessão do Maracanã. A derrubada tem como objetivo, segundo o governo, facilitar a mobilidade do pública na chegada e saída do estádio.

Criado em 1953, o museu funcionou por cerca de 25 anos. Desde o fim da década de 1970, está abandonado. Um grupo de índios se mudou para o local em 2006, a fim de evitar a demolição.

http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/1214228-governo-do-rio-nega-que-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.