VOLTAR

Governo decreta estado de emergência no DF por risco de queimadas

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: Marilia Marques e Gabrielle Freire
13 de Mai de 2019

Governo decreta estado de emergência no DF por risco de queimadas
13/05/2019 07h47

Por Marília Marques e Gabrielle Freire, G1 DF e TV Globo

Medida prevê compras emergenciais para combater incêndios. Alerta vale de maio a novembro.

O governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou estado de emergência ambiental por conta do risco de incêndio florestal no Distrito Federal. A medida foi publicada nesta segunda-feira (13) e vale até novembro deste ano.

A determinação prevê que sejam adotadas medidas para minimizar a quantidade de queimadas e as consequências dos incêndios nessa época do ano - quando os riscos aumentam com a combinação de baixa umidade e calor.

Com a situação de emergência declarada, a Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros e outros órgãos públicos poderão fazer compras emergenciais, sem licitação, para combater queimadas.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o período de seca vai de maio a setembro, mas a situação tende a ser mais preocupante em junho, julho e agosto, quando quase não há registros de chuva.

O Plano de Prevenção e Combate aos Incêndios Florais foi instituído em 1996 e mobiliza diversos órgãos do governo. Um dos objetivos principais é a manutenção do Parque Nacional de Brasília, Jardim Botânico, Águas Emendadas, Reserva Ecológica do IBGE e Fazenda Água Limpa, da Universidade de Brasília (UnB).

https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2019/05/13/governo-dec…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.