VOLTAR

Governo da BA quer derrubar zona de proteção de Abrolhos

OESP, Vida, p. A37
25 de Nov de 2006

Governo da BA quer derrubar zona de proteção de Abrolhos
Para o Estado, Ibama não pode estender a área; para ambientalistas, intenção é política

Cristina Amorim

O governo da Bahia quer revogar uma zona de amortecimento criada pelo Ibama ao redor do Parque Nacional Marinho de Abrolhos. O Estado entrou com uma ação contra a medida, que impede a instalação de quaisquer empreendimentos de grande porte numa área de 95 mil quilômetros quadrados.

O governo baiano alega que o Ibama não tem competência para ampliar o entorno protegido do parque - o que só poderia, diz, ser feito pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) ou o presidente da República. A direção do parque e uma coalizão de entidades ambientalistas afirmam que o Estado quer apenas viabilizar um projeto de carcinicultura nessa região, que provocaria impactos ambientais irreversíveis.

O juiz federal Antônio Corrêa pediu mais informações antes de tomar uma decisão - esperada para os próximos meses. Ele evitou derrubar a zona momentaneamente para evitar a instalação de empresas com atividades poluidoras.

A zona de amortecimento foi criada em maio deste ano e atinge o litoral da Bahia e do Espírito Santo. O tamanho é baseado numa simulação de acidente durante a exploração de petróleo ou gás, feita quando o Banco de Abrolhos estava na 5ª Rodada de Licitações da Agência Nacional de Petróleo, em 2003. Ele foi retirado antes do leilão.

Segundo estudos da organização não-governamental Conservação Internacional (CI), a poluição atingiria de 150 a 200 quilômetros a partir do ponto de origem do acidente em cinco dias. 'É realmente uma zona extensa, mas o padrão do ambiente marinho é completamente diferente do terrestre', diz o biólogo Guilherme Dutra, da CI. 'É um ambiente dinâmico, com influência de correntes e ventos.'

Para o assessor jurídico Marcelo Palma, um dos advogados que montou o pedido para o governo baiano, a atuação do Ibama na região extrapolou sua competência. Ele trabalha para a Bahia Pesca, autarquia ligada à Secretaria de Agricultura do Estado, que estimula projetos de aqüicultura.

EMBATE

Esta não é a primeira tentativa judicial de se suspender a zona de amortecimento. Duas ações foram conduzidas pelos municípios baianos de Caravelas e Nova Viçosa e outras duas por comunidades locais - que, após não geraram liminares, recorreram ao Tribunal Regional Federal.

Um projeto de decreto de seis senadores de Bahia e Espírito Santo corre no Senado. Ele passou pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, mas não pela de Meio Ambiente. Entre os autores está o senador João Batista Motta (PSDB-ES). Segundo a CI, ele é sócio de uma cooperativa que deseja instalar uma fazenda de camarão, com 1.500 hectares de extensão, nos manguezais do complexo de Abrolhos. É nesse hábitat que muitos peixes que compõem o parque se reproduzem, o que seria inviabilizado com a carcinicultura.

O chefe do parque, Marcello Lourenço, diz que o pedido do governo da Bahia não tem 'fundamento técnico e sim motivações políticas'. Palma nega a alegação e aponta 'ilegalidade' no processo de formação da zona de amortecimento.

O Banco de Abrolhos apresenta a maior biodiversidade do Atlântico Sul. É lar de espécies ameaçadas de extinção e outras achadas só ali, fornece proteção e alimentos para animais, recebe tartarugas marinhas e baleias jubarte e guarda formações típicas, os chapeirões - recifes em forma de cogumelo que chegam a 25 metros de altura e até 50 de diâmetro.

OESP, 25/11/2006, Vida, p. A37

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.