VOLTAR

Governo cria mais duas reservas extrativistas no Pará

Rádiobrás-Brasília-DF
09 de Nov de 2004

O Diário Oficial da União publica hoje decretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva criando duas reservas extrativistas no Pará. São a Riozinho do Anfrísio e a Verde para Sempre. Essas reservas estão localizadas nos municípios de Altamira e Porto de Moz e, juntas, somam cerca de dois milhões de hectares.

Segundo a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, a criação das reservas representa uma vitória para o Ministério do Meio Ambiente. "São duas reservas na terra do meio. É uma reivindicação histórica das comunidades locais que vivem dentro dessas reservas. É uma área para o uso sustentável de comunidades locais. Recentemente, vários comunitários estiveram aqui nos Ministérios do Meio Ambiente e da Justiça expondo a difícil situação que eles estão vivendo há muito tempo, de ocupação irregular e de grilagem de terra. O ministério do Meio Ambiente vinha trabalhando muito fortemente no sentido de viabilizar essas reservas", disse.

Moram na região cerca de 47 famílias, totalizando mais de 200 pessoas. Com os decretos de hoje, as duas reservas passam a ser administradas pelo Ministério do Meio Ambiente e Ibama, que cuidarão da implantação e controle das medidas legais para a cessão de uso gratuito da área pelas comunidades. As informações são da Agência Brasil.
(-Rádiobrás-Brasília-DF-09/11/04)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.