VOLTAR

Governo alemão doa 6 milhões de euros para Projeto Jalapão

SEMADES - http://semades.to.gov.br
Autor: Juliana Matos
21 de Jun de 2012

Convênio entre Ministério do Meio Ambiente (MMA), Caixa Econômica Federal (CEF) e representantes do Banco Alemão Kfw Bankengruppe vai destinar recursos na ordem de 6 milhões de euros para o Projeto Jalapão, de prevenção e controle de impactos ambientais gerados pelas queimadas e incêndios florestais. A assinatura do contrato aconteceu ontem, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20.

Os recursos vão financiar o desenvolvimento de sistemas de monitoramento de áreas queimadas e de detecção do desmatamento em tempo real na região do Jalapão e da Ilha do Bananal. A capacitação de agricultores locais para substituição do uso do fogo no manejo de pastagens e a formação de brigadas de combate aos incêndios também estão previstas pelo projeto.

Para a diretora geral de Meio Ambiente e Florestas da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semades), Marli Santos, o recurso é muito bem vindo. "É um recurso que vai beneficiar a região, por ser uma área que precisa de suporte para o combate às queimadas e também para incentivo importante à educação ambiental", assinalou.
No Tocantins, os recursos devem beneficiar os municípios de Caseara, Lagoa da Confusão, Mateiros, Pium, Ponte Alta do Tocantins, Rio da Conceição e São Félix do Tocantins. Os municípios de Corrente, Bom Jesus e Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí, também receberão parte dos recursos do projeto.

http://semades.to.gov.br/noticia/governo-alemao-doa-6-milhoes-de-euros-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.