VOLTAR

Governador promete apoio aos índios terenas

Diário de Cuiabá-Cuiabá-MT
22 de Ago de 2002

Grupo de índios próximo ao Palácio Paiaguás aguarda audiência com o governador Rogério Salles: "nova esperança"

A luta dos índios terenas por uma reserva na região sul do Estado ganhou ontem o apoio do governador Rogério Salles, que prometeu interceder e acompanhar o processo de aquisição de uma área junto ao Ministério da Justiça e à Presidência da República.

A promessa foi feita por Rogério Salles durante audiência que manteve com os terenas no final do dia. "O apoio do governador é uma nova esperança para uma luta que travamos desde 1982", salientou o cacique Milton Rondon que estava acompanhado de cerca de 70 terenas.

Depois da audiência, o grupo retornou no início da noite para Rondonópolis, onde há três anos permanece acampado nas margens da BR-163.

Ontem o processo de indenização por danos morais e materiais aos terenas proposto pelo Ministério Público Federal foi despachado para que sejam ouvidas partes contrárias, no caso a União, o Incra e a Funai. Na ação, as procuradoras Fabíola Caloi e Cintia de Andrade pedem, em caráter liminar, que seja disponibilizada em no máximo seis meses uma área para que os índios permaneçam até que a ação seja julgada.

Desde o início da década de 80, um grupo de terenas luta por uma área para se fixar depois de migraram de Mato Grosso do Sul.

Há cerca de um mês, a situação parecia que finalmente seria resolvida com a compra pelo Incra de fazendas que compõem o complexo Tarumã, em Guiratinga (334Km de Cuiabá). Mas parecer jurídico do Ministério da Justiça desaconselhou a operação porque os terenas não seriam clientes da reforma agrária, em outras palavras não são sem-terra.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.