VOLTAR

Governador está em Primavera para assinar protocolo com Xavantes

Midianews-Cuiabá-MT
29 de Ago de 2003

O governador Blairo Maggi acaba de chegar ao Aeroporto Ernesto Ruaro em Primavera do Leste, município da região Sul, distante 231 quilômetros de Cuiabá. Integram a comitiva do governador os secretários Luiz Antônio Pagot (Transportes), Homero Pereira (Desenvolvimento Rural), Louremberg Nunes Rocha (Ação Política), Geraldo Gonçalves (Comunicação), coronel Walter de Fátima Pereira (Casa Militar), o presidente do Detran Moisés Sachetti, o deputado federal Welinton Fagundes (PL) e o suplente de deputado federal Helmute Lawish (PPS). Maggi foi recebido no aeroporto pelo prefeito Érico Piana e demais autoridades do município.

Do aeroporto, a comitiva irá se dirigir as Terras Indígenas Sangradouro/Volta Grande, distante 40 quilômetros de Primavera, onde vivem aproximadamente 800 índios Xavantes numa área aproximada de 100 mil hectares. Na reserva, Maggi irá assinar protocolo de intenção com os Xavantes prevendo investimentos em parceria com o governo Federal, Prefeitura Municipal e produtores rurais nas áreas de Saúde, Agricultura e Educação. Espera-se, com os acordos, por fim a uma série de conflitos entre produtores rurais e xavantes iniciados em abril desde o desaparecimento do índio Joaquim Xavante e também por causa da demarcação das terras indígenas determinadas pela Funai.

Após o retorno da Reserva, Maggi vistoria as obras da MT-130 que liga Primavera a Paranatinga. Em seguida, o governador e a comitiva serão recebidos para um almoço no Parque de Exposições Sebastião Patrício, onde acontece desde terça-feira a VIII Festa da Uva, a VII Expoprima e a IV Festa do Algodão, eventos que terminam no domingo.

Primavera tem 40 mil habitantes e sua economia baseia-se no agronegócio e pecuária. Seu eixo de produção agrícola compreende os municípios de Paranatinga, Poxoréo, Novo São Joaquim, General Carneiro e Dom Aquino

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.