VOLTAR

Governador autoriza obra de recuperação em estradas quilombolas

http://www.justica.sp.gov.br
18 de Set de 2012

Governador autoriza obra de recuperação em estradas quilombolas

Na última segunda-feira, o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, assinou o autorizo para a execução de obras de recuperação de 132 km de estradas de acesso a quilombos, no Vale do Ribeira, como parte do Programa Caminhos Quilombolas. A verba - cerca de 7 milhões de reais - havia sido disponibilizada pelo próprio Governador, por meio do Decreto 58.251, de 27 de julho. As estradas que passarão por manutenção estão localizadas em 20 comunidades, distribuídas por sete municípios do Vale do Ribeira - as obras de restauração promoverão melhorias no escoamento da produção agrícola, além de acesso mais rápido às cidades.

Na ocasião, também foi assinado um convênio entre as Secretarias da Justiça e da Defesa da Cidadania, da Saúde e do Meio Ambiente para a execução do Projeto para Inserção do Mel de Agricultores Familiares do Vale do Ribeira. Proposto pela Fundação Itesp (vinculada à SJDC), o projeto será realizado em parceria com o Instituto Adolfo Lutz e o Instituto de Botânica - e tem como objetivo fomentar a produção de mel de agricultores familiares do Vale do Ribeira nas comunidades quilombolas de Pilões, Ribeirão Grande/Terra Seca, Porto Velho, Cangume e André Lopes, beneficiando 30 produtores. A Secretária Eloisa Arruda agradeceu a todos os Secretários e autoridades presentes e especialmente ao Governador Geraldo Alckmin pela parceria, afirmando que "estas ações são uma vitória para todos nós. Este projeto é o primeiro trabalho desse tipo realizado no Brasil, e São Paulo deve ser orgulhar de ser o pioneiro. Vamos sempre trabalhar para a melhoria dessas comunidades que tantos respeitamos e reverenciamos".

O projeto permitirá que, por meio de análises, seja possível verificar a qualidade e embasar a busca de uma identidade para o mel (por exemplo, mel silvestre de floresta). Como as comunidades escolhidas já exploram a atividade apícola na região, o projeto possui potencial para tornar-se uma importante fonte de renda para as famílias, sendo uma atividade econômica de baixo impacto ambiental e que também auxiliará na preservação da riqueza natural da região.

Ao fazer o seu discurso, o Governador Geraldo Alckmin elogiou as ações. "É mais qualidade de vida, atendimento às demandas quilombolas e vai até melhorar a renda dessas comunidades. Agradeço a todos os Secretários e ao Itesp - vamos reforçar a Fundação e trabalhar para cada vez mais agirmos em prol das comunidades quilombolas no Estado de São Paulo", concluiu.

Fundação Itesp
Assessoria de Imprensa

http://www.justica.sp.gov.br/Noticia.asp?Noticia=5522

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.