VOLTAR

Governador anuncia criação de unidade de conservação em Prudentópolis, na região central do estado

Agência do Paraná - http://www.aen.pr.gov.br
Autor: Juliane Silva
12 de Ago de 2011

O governador Beto Richa assinou nesta sexta-feira um protocolo de intenções com o prefeito de Prudentópolis na região central do estado, Gilvan Pizzano Agibert, para a criação no município de uma Unidade de Conservação de Proteção Integral Monumento Natural Salto São João.

O documento foi assinado durante as comemorações dos 105 anos de criação de Prudentópolis. Beto Richa esteve na região para realizar a terceira audiência pública do governo estadual, em Guarapuava. Segundo o governador, esse novo parque demonstra a preocupação do governo com a preservação das florestas e rios.

Beto destacou que o governo estadual está investindo no município mais de 3 milhões de reais para reestruturar as áreas de infraestrutura, habitação educação e saúde. Entre as ações estão a compra de um equipamento de diagnóstico por imagem e a construção de 60 casas populares.

O prefeito Gilvan Agibert destacou a importância da parceria com o governo estadual e o potencial turístico do município, que tem em torno de 50 cachoeiras.

O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jonel Iurk, afirmou que a criação da nova unidade é importante para proteger a nascente do Rio Iraí, que é um manancial de abastecimento localizado na bacia do Rio São João. De acordo com ele, o parque vai oferecer uma boa estrutura para os visitantes.

A Unidade de Conservação Monumento Natural Salto São João abrange mais de trinta e três hectares. A criação tem o objetivo de garantir proteção integral ao remanescente de Floresta Ombrófila Mista ou Floresta de Araucárias, flora, fauna e recursos hídricos, em especial a cachoeira e os paredões. A administração da unidade ficará a cargo do IAP, que capacitará gestores ambientais envolvidos nas atividades relacionadas à preservação da unidade.

http://www.aen.pr.gov.br/modules/debaser/visualizar.php?audiovideo=1&xf…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.