VOLTAR

Google inclui povos da Amazônia em renovação do Google Earth

Reuters - http://br.reuters.com/article
11 de Jul de 2017

Google inclui povos da Amazônia em renovação do Google Earth

Redação Reuters
11 de Julho de 2017 / às 17:20 / 19 horas atrás

SÃO PAULO (Reuters) - O Google lançou nesta terça-feira projeto "Eu Sou Amazônia", iniciativa que marca a remodelação do Google Earth, em uma aposta para transformar o aplicativo em mais um espaço de produção de conteúdo dentro dos canais da empresa.
O lançamento marca a nova fase do Google Earth, que há dois meses está disponível como aplicativo para desktop, celulares Android e também para acesso no navegador Chrome.
A iniciativa "Eu Sou Amazônia" mapeou 11 locais em diversas partes na Amazônia com a ajuda de equipes como a produtora O2, do cineasta Fernando Meirelles, e o Instituto SocioAmbiental (ISA), abordando a relação da floresta e seus povos com questões como alimento, água e origens culturais.
Para contar as histórias de comunidades como a dos povos Yanomami, Cinta Larga e da comunidade quilombola Boa Vista, o Google utilizou ferramentas como câmeras em 3D e recursos técnicos no mapa que acompanham o que está sendo mostrado em vídeos e textos com imagens de satélite.
"Esta é uma nova técnica e acho que estamos apenas começando a encontrar maneiras de contar histórias com vídeos, textos e mapas. Com todas essas imagens em alta qualidade e em 3D, nós montamos a réplica mais realista e atraente do planeta. Isto é muito inovador", disse a diretora de Earth do Google, Rebecca Moore, à Reuters.
Entre as principais mudanças da plataforma está a seção Viajantes, que concentra os conteúdos interativos como a iniciativa Eu Sou Amazônia. Nela, é possível explorar o mapa acompanhando vídeos, imagens em 360o e textos produzidos especificamente para a área escolhida. Para navegar, os usuários podem escolher entre diversos tópicos, como Educação, Natureza, Cultura e Histórico.
A empresa não revela o orçamento dedicado ao projeto, que contou com filmagens na Amazônia, além de equipamentos, investimento em tecnologia e treinamento de pessoal. No entanto, Moore afirmou que a companhia não tem intenção de monetarizar a nova plataforma de nenhuma maneira.
"Em termos de orçamento, o Google tem uma boa receita oriunda de publicidade, nem tudo o que fazemos precisa dar lucro", disse ela.
O Google pretende tornar o Google Earth uma plataforma aberta para que usuários contem histórias sobre o que desejarem, mostrando seus locais favoritos aos amigos ou compartilhando publicamente.
"Neste momento nós só concedemos estas ferramentas a nossos parceiros mais próximos, mas estamos simplificando o uso e vamos distribuí-las para todos ao redor do mundo", disse Moore. "Nós queremos milhões de histórias nos próximos 2 ou 3 anos."

http://br.reuters.com/article/internetNews/idBRKBN19W2K7-OBRIN?feedType…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.