VOLTAR

Google Earth tem viagem pela Amazônia em 360o

Diário da Região - http://www.diariodaregiao.com.br/blogs
13 de Jul de 2017

Google Earth tem viagem pela Amazônia em 360o

Gabriel Vital
Quinta-feira, 13.07.17 às 00:00

Quando iniciou suas atividades, há mais de uma década, o Google Earth não passava de um sistema de visualização de imagens de satélite de todo o mundo. A função foi transportada para o Maps e ganhou novos recursos, como o Street View, a possibilidade de "passear" virtualmente por ruas e avenidas. Agora, o Earth volta com uma proposta diferente. O olhar da plataforma "desce" do satélite para as lentes do cineasta brasileiro Fernando Meirelles, e explora, por meio de vídeo, mapas, áudio e realidade virtual em 360o, nada menos que a Amazônia.
São as primeiras histórias interativas produzidas no Brasil, no coração da maior floresta tropical do mundo. A jornada virtual está disponível para desktop e dispositivos móveis por meio do link g.co/EuSouAmazonia e leva o usuário a uma aventura pela Amazônia, conduzida pelos próprios moradores da floresta.
Segundo o Google, a proposta é entregar uma experiência imersiva, abusando de recursos como a realidade virtual. "A tecnologia é uma ferramenta importante que nos ajuda a manter a floresta e nossas histórias vivas", diz Ubiratan Suruí, da Associação Metareilá do Povo Indígena Suruí, um dos participantes do projeto, em texto publicado no site do Google.
A jornada conduz o usuário por 11 histórias, passando pela complexidade da floresta, a cadeia de produção de iguarias, a vida das comunidades e o cotidiano dos quilombolas.
O projeto brotou há 10 anos, em 2007, e foi realizado em parceria com o Instituto Socioambiental. A parceria resultou, também, em um atlas no Google Earth que mapeia as terras indígenas no Brasil e seus habitantes, preenchidos com histórias contadas pelos povos da Amazônia. Ao todo, são 472 territórios indígenas registrados na plataforma.

http://www.diariodaregiao.com.br/blogs/diariotec/google-earth-tem-viage…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.