VOLTAR

Globais gravam vídeo de protesto contra Belo Monte

FSP, Mercado, p. B7
17 de Nov de 2011

Globais gravam vídeo de protesto contra Belo Monte

DE SÃO PAULO
DE BELÉM

Artistas globais gravaram vídeo de protesto contra a construção da usina de Belo Monte, no rio Xingu (PA). No vídeo, atores como Juliana Paes, Cissa Guimarães, Bruno Mazzeo, Marcos Palmeira e Maitê Proença questionam a viabilidade da usina.
Eles participam de um movimento chamado "Gota D'Água", cuja primeira campanha do movimento discute o planejamento energético do país pela análise do projeto da usina de Belo Monte, a mais polêmica obra do PAC.
"O braço técnico dessa campanha é formado por especialistas ligados a duas organizações de reconhecida importância para a causa: 'Movimento Xingu Vivo Para Sempre' e o 'Movimento Humanos Direitos'", informa nota no site do movimento.
A obra de Belo Monte tem custo estimado de R$ 26 bilhões. Uma das críticas à nova hidrelétrica é que ela não irá operar na capacidade máxima, visto que, durante o período de seca, a baixa vazão do rio Xingu irá obrigar a redução na geração de energia.
Duas terras indígenas ficam no trecho do rio Xingu que terá a vazão reduzida por causa da barragem.
Ontem o consórcio Norte Energia, construtor da usina, demitiu 150 trabalhadores após um protesto por melhores condições de trabalho.

Veja vídeo de protesto contra Belo Monte
folha.com/no1007509

FSP, 17/11/2011, Mercado, p. B7

http://www1.folha.uol.com.br/fsp/mercado/9417-globais-gravam-video-de-p…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.